Formulário de Busca

Prevenção do Câncer de Mama

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no Brasil e no mundo, mas apenas 5 a 10% do total de casos são de caráter hereditário. Portanto, PREVENIR É FUNDAMENTAL!

Publicado em 24/outubro/2019 - 05:51

Estamos em Outubro, o mês alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama com o movimento OUTUBRO ROSA. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no Brasil e no mundo, mas apenas 5 a 10% do total de casos são de caráter hereditário. Portanto, PREVENIR É FUNDAMENTAL!

Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com adoção de hábitos mais saudáveis como: controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar também considerada um fator protetor.

E ao contrário do que a gente pensa, o auto-exame e a mamografia não são “prevenção” e sim “diagnóstico” e como tal, eles devem ser feitos regularmente, pois se a doença for detectada em estágio inicial a chance de cura chega a 90%. Para se prevenir uma doença, seja câncer ou gripe, a gente precisa tomar algumas medidas ANTES que ela apareça.

E a alimentação é uma delas!

O que comer?

Os alimentos do nosso dia a dia contêm substâncias poderosíssimas contra várias doenças, entre elas o câncer. São eles: Frutas e verduras amarelos alaranjados, verdes, roxas e vermelhas tais como: Cenoura, abóbora, berinjela, brócolis, couve, couve-flor, mostarda, agrião, repolho e tomate. Do lado das frutas, estão as ricas em vitamina C como a laranja, o limão, abacaxi e a tangerina.

As vermelhas como a acerola, amora e morango, cereja, as vitaminas presentes nessas frutas e verduras atuam como antioxidantes, combatendo os radicais livres e auxiliando na prevenção do câncer. Também muito importante o consumo diário de cacau, linhaça, chia, ervas frescas, chá verde, gengibre, contêm fitonutrientes anticancerígenos, chamados de antocianinas, que incluem propriedades anti-inflamatórias, inibição da oxidação do LDL, retardando o crescimento de células pré-malignas.

E atenção: o preparo dos alimentos também pode estar relacionado a casos de câncer. Evite frituras, dê preferência aos vegetais crus ou levemente cozidos/assados. As altas temperaturas fazem com que se percam nutrientes. Evite alimentos processados, embutidos e enlatados. A importância de diminuir o uso de sal na hora de fazer a comida. Utilize temperos naturais como cebola, alho, salsa, manjericão, orégano, açafrão, por exemplo. Eles contém propriedades antibacterianas, antifúngicas e anticancerígenas, inibindo a ligação de elementos carcinógenos ao DNA.

MEXA-SE! Pesquisas sugerem que a atividade física, mesmo quando iniciada tardiamente, pode reduzir o risco de câncer de mama em até 10%. E não precisa virar maratonista, basta uma caminhada de 30 a 40 minutos 4 vezes na semana. O que importa aqui não é intensidade e sim a dedicação que você tem em CUIDAR DE SI MESMA!

Gostou das dicas? Comente e compartilhe com uma amiga!

Mais informações: 77 99106-3581

Aline Carneiro

Nutricionista CRN5 5288

Edição:

Comentários

Fretamento

Eventos

Convite

Festa do Jeans acontece dia 26 de dezembro em Montalvãnia

Festa do Jeans acontece dia 26 de dezembro em Montalvãnia,no Clube Camponês.O evento elege o garoto e a garota Jeans.

Enquete

Como você avalia os vereadores Malhada






Resultado parcial

CBR
© 2010-2018 Folha do Vale - Todos os direitos reservados | WOWF