Como deve ser a alimentação depois da recuperação do Covid?

Como o corpo está se recuperando de um processo inflamatório de Covid-19, exclua alimentos industrializados, cheio de gordura saturada e corante.

Você já ouviu falar em síndrome pós-Covid? Esse quadro tem sido identificado em pessoas que contraíram a doença, já se curaram, mas ainda sentem fadiga, dor e falta de ar. Como a doença é nova, os estudos são escassos, mas ao que parece isso acontece por uma hiperativação da tireoide, por alguma deficiência prévia no sistema imunológico ou por deficiência de ferro.

 Pessoas que foram intubadas estão relatando a síndrome com mais frequência. Cada pedacinho, cada célula do nosso corpo é feita de nutrientes, ou seja, COMIDA. Por isso que a Nutrição é tão importante nesse momento de recuperação também. Para te ajudar a melhorar mais rápido, selecionamos aqui alguns alimentos para você aumentar a ingestão nos próximos dias.

Como o corpo está se recuperando de um processo inflamatório, exclua alimentos industrializados, cheio de gordura saturada, corante, saborizantes, do tipo: salgadinhos, miojo, refrigerante, bolacha, nuggets, salsicha etc

Aumente a ingestão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, A, E, C, zinco e selênio, como acerola, mexerica, laranja, limão, morango, aveia, granola, castanhas, banana, ovo, leite, tomate, cenoura, mamão, abóbora, pimentão, azeite, feijão, grão de bico, lentilha, queijos curados e peixes.

Consuma mais alimentos amigos das bactérias boas do intestino, ligadas à imunidade: iogurtes fermentados, escarola, biomassa de banana verde, alho e cebola. Beba mais água. Para saber sua quantidade ideal, multiplique seu peso por 35. O número é a quantidade em ml de água que você deve consumir por dia.

Se você perdeu paladar, prefira consumir alimentos mais frios e troque os talheres de metal por plástico temporariamente.

Se estiver tendo crises de diarréias, consuma vegetais cozidos ao invés de cru e coma frutas como maçã, goiaba, caju e melão.

Se você perdeu muito peso, passe em uma consulta nutricional, pois a perda de massa magra muito rápida é prejudicial ao organismo. Verificaremos a necessidade de um suplemento por 30 ou 60 dias.

Extrato de própolis é um aliado bem-vindo, assim como cúrcuma e gengibre.

Para saber mais dicas me siga no instagram @alinecarneironutricionista

ALINE CARNEIRO

Nutricionista CRN5 –5288

Para saber sobre meu atendimento:

77 99106-3581

Deixe seu comentário