Formulário de Busca

Dietas e exercícios: como adotar hábitos saudáveis no seu dia a dia

Entenda por que ter uma vida sedentária pode ser prejudicial à saúde e até facilitar o aparecimento de doenças graves.

Publicado em 12/fevereiro/2020 - 14:41
Flexibilidade também é uma questão de hábito – Photo byPixabayby 5351201

Chegar ao trabalho pela manhã e só levantar para ir embora ao final do dia. Em intervalos muito espaçados, dar aquela passadinha no banheiro;comer algo na frente do computador, de modo a não interromper sua produtividade. Se a sua rotina tem algo de semelhante a essas afirmações, é melhor prestar atenção e buscar uma maneira de mudar os hábitos.

E, então, quando se chega em casa, o bingewatchmaratonar uma série– é quase que a primeira coisa que pensamos. Isso tudo já está se tornando uma grande preocupação, já que muitas tarefas da vida moderna acontecem em um sofá ou cadeira. Ver televisão, frequentar aulas, dirigir, trabalhar em um escritório, entre outras, são exemplos de quanto tempo um indivíduo pode passar em uma (in)atividade específica.

De acordo com a plataforma de publicações sobre saúde The Lancet Global Health, um estudo de 2018 com quase dois milhões de voluntários aponta o Brasil como o país com o quinto pior índice de sedentarismo em nível mundial. As mulheres são o grupo mais afetado em âmbito geral, com baixa qualidade de sono, menos controle de estresse e baixa disposição física.

Quem trabalha sentado por muito tempo precisa de intervalos regulares – Photo byPixabayby Free-Photos

Apesar do panorama pessimista, no entanto, há sinais de que o mundo está cada vez mais preocupado com o bem-estar físico e mental. Cada vez mais, cuidar da saúde deixou de ser coisa de atleta para tornar-se um objetivo de vida do cidadão comum. Até mesmo os jogadores de poker e programadores de computador, conhecidos por passarem longas horas sentados na mesma posição e por terem uma dieta nada recomendável, aos poucos vêm mudando os hábitos e incentivando que os cardápios dos lugares que frequentam caminhem para oferecer opções mais saudáveis. Caso dos torneios e das convenções.

Na questão da postura e dos exercícios, os praticantes de jogos online ou presenciais, bem como os desenvolvedores de games, demonstram preocupação com problemas de coluna devido às longas horas sentados na mesma posição. Assim como os trabalhadores que passam muito tempo diante das telas de notebooks e desktops eles buscam, cada vez mais, os hotéis com academia sempre que se deslocam a trabalho ou diversão. Tudo para não correrem o risco de burlar os treinos e perder o condicionamento físico.

Mudar é possível

Quem sofre com problemas semelhantes precisa se motivar para estabelecer uma nova rotina. Mudar para melhor é possível, basta focar em pequenas metas e seguir uma rotina simples de exercícios. Vale lembrar que a melhor atividade física é sempre a que se encaixa no seu estilo de vida. Caminhada, corrida, natação, musculação… Todas as opções são válidas, desde que alinhadas com a sua realidade. Até mesmo um futebol de final de semana pode ser encarado como aliado contra o sedentarismo. O que manda, nesse caso, é a constância e o equilíbrio.

No ambiente de trabalho, o fundamental é prestar atenção ao número de horas sentado no mesmo lugar e fazer pausas a cada uma ou duas horas. Levantar para beber água, dar uma volta nas áreas comuns da empresa, tomar um cafezinho com o colega, tudo isso conta positivamente para fazer o sangue circular e as ideias também. Se for consumir algum lanchinho nesses intervalos, é melhor que seja um suco natural ou uma fruta.

Fora da empresa, procure um horário conveniente para praticar atividades físicas. Pode ser dar uma corrida no no parque ou mesmo levar o cachorro para passear pela manhã ou no fim do dia. Alguns celulares contam com um “tracker” de quantos quilômetros você anda durante o dia, por exemplo.

Se optar por uma academia, certifique-se de que as aulas se ajustam à sua agenda. Dessa forma, fica mais difícil de pular dias ou cabular por preguiça. Vale também buscar o apoio dos amigos e praticar esportes em conjunto. Sem esquecer de manter uma dieta equilibrada e saudável, com muitas verduras, legumes e proteínas.

Só não vale estagnar, caso contrário o risco de voltar ao sedentarismo é grande. Um ponto importante é tomar cuidado para não virar a chave de vez e dar uma guinada radical. O sucesso exige determinação, raramente combina com mudanças súbitas e tratamentos de choque. Seguindo esses conselhos básicos, em poucos dias o hábito se transforma num agradável estilo de vida. E o melhor, para sempre.

Edição:

Comentários

Fretamento

Eventos

Divulgação

Pré-candidato à prefeitura de Malhada anuncia primeira Live para 30 de maio

A entrevista acontece no dia 30 de maio, às 19h, na sua página oficial do Fecebook.

Enquete

Você acha que o isolamento social evita o avanço da Covid-19?





Resultado parcial

CBR
© 2010-2018 Folha do Vale - Todos os direitos reservados | WOWF