Estudantes da UNEB em Brumado realizam manifestação por sede própria; entenda
A situação é tão ruim que, turmas que só comportam 30 alunos, têm 55 em uma única sala; governador ainda não se pronunciou sobre a situação.
A situação é tão ruim que, turmas que só comportam 30 alunos, têm 55 em uma única sala; governador ainda não se pronunciou sobre a situação.
BRUMADO — A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Brumado, vive dias difíceis na luta por uma sede própria. Alunos de diversos cursos estão acampados há mais de dez dias na sede provisória da instituição, com o objetivo de conseguir dialogar com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A situação se agravou após o Governo da Bahia ceder o prédio do antigo Colégio Estadual de Brumado (CEB) à Prefeitura local, pelo prazo de dois anos. Os estudantes haviam solicitado que a UNEB, atualmente instalada em um prédio alugado, fosse transferida para o CEB. No entanto, até o momento, o governador não se pronunciou sobre o caso.

Alunos do Campus XX da UNEB enxergam na mudança uma oportunidade de expansão. Segundo eles, a transferência para o CEB permitiria a abertura de novos cursos e turmas. Ainda de acordo com os estudantes, a estrutura atual é precária: salas com capacidade para 30 pessoas estão sendo utilizadas por até 55 alunos. “Muitas vezes, os professores precisam dar aula no pátio”, relatou uma estudante à imprensa.
Como forma de protesto, os alunos confeccionaram um boneco com o rosto do governador, acompanhado da frase: “Jerônimo: Judas ou justo da educação pública?”. Estão previstas, para esta semana, manifestações e outras ações com o objetivo de informar a comunidade sobre a situação da UNEB no município.
Com informações do site Achei Sudoeste.