Assembleia de Minas Gerais comemora 190 anos e condecora Ivana Bastos, que faz história como a primeira presidente da ALBA
Sobre esse encontro histórico, a deputada destacou: “a vida é generosa quando nos oferece encontros que ficam para sempre na memória".

BELO HORIZONTE — A manhã da última terça-feira (16) marcou um capítulo especial da política brasileira. Em uma cerimônia solene no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a deputada Ivana Bastos, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), recebeu a Medalha Grande Mérito da Ordem do Mérito Legislativo, o mais alto grau da condecoração concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), concedida a personalidades que se destacam pelo serviço público e pela contribuição à sociedade.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
O simbolismo do momento foi ainda mais intenso: a ALMG celebra 190 anos de história, e Ivana Bastos preside a Assembleia baiana, igualmente com 190 anos, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo em quase dois séculos.
Sobre esse encontro histórico, a deputada destacou: “a vida é generosa quando nos oferece encontros que ficam para sempre na memória. Hoje, vivi um desses momentos raros: os 190 anos da Assembleia de Minas se encontraram com os 190 anos da Assembleia da Bahia, e eu tenho a honra de estar nesse tempo da história como a primeira mulher a presidir a ALBA.”
A solenidade contou com a presença de autoridades dos três poderes, parlamentares de diferentes estados e do ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia, orador oficial da cerimônia. O presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), esteve à frente da entrega da condecoração, que ainda reuniu lideranças políticas e membros do legislativo mineiro.
A presidente definiu a homenagem como um gesto de humanidade na política. “Receber esta medalha em Minas, neste palco tão significativo, tem um sabor especial. Essa medalha é o abraço de um povo, é a história sendo escrita com afeto, é a prova de que a política pode ser humana, pode ser próxima, pode ser grande e generosa ao mesmo tempo.”
Por: Ascom Presidência/ALBA