Terceiro Seminário de Comunicação é realizado com sucesso em Caetité

O evento ocorreu no Centro de Treinamento de Líderes (CTL),na cidade de Caetité,no sudoeste da Bahia

Foto: reprodução Anderson Ferreira

Agentes de 38 da Diocese de Caetité e profissionais da comunicação participaram do 3º Seminário de Comunicação, realizado pela Pastoral da Comunicação (Pascom), nos dias 3 e 4 de novembro. O evento ocorreu no Centro de Treinamento de Líderes (CTL),na cidade de “Caetité,no sudoeste da Bahia.

Os jornalistas Luan Vinícius Ferreira e Crislene Girardi, falaram com propriedade sobre Feke news e Oficina de Áudio Visual. Com uma trajetória de sucesso na TV Sudoeste, Luan deu dicas de como produzir bons conteúdos para o Instagram e Fecebook usado o aparelho de celular.

“É possível produzir conteúdos com qualidade, mas é preciso ser criativo. O  Drops do Estadão- aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos Instagram,é um bom exemplo”, disse Luan.

A jornalista e professora do Centro Universitário-UniFG, Cris Girardi, explicou como funciona o fenômeno batizado de Fakes News, o qual teve uma grande influencia no processo eleitoral de 2018. Segundo Cris,Fake news são notícias e informações falsas  — ou modificadas — veiculadas na internet com o propósito de manipular pessoas e eventos.

Para Girardi, Algumas pessoas acreditam que as Fake News prejudicam apenas pessoas públicas, mas isso não é uma regra. Ela citou  o caso de uma mulher em São Paulo que foi espancada até a morte depois acusada de sequestrar e matar crianças para fazer magia negra. Os boatos associavam seu nome e imagem ao crime e só após sua morte a verdade apareceu.

Em conversa com o portal Folha do Vale, o padre Paulo Henrique Neves de Souza, assessor espiritual da Pascom, disse que o evento foi muito produtivo. “Esse foi o 3º Seminário de Comunicação, foi muito produtivo. Falamos esse sobre Fake News, tenho certeza de que foi momento enriquecedor”, disse Paulo.

De acordo com o padre, o tema Fake News foi abordado recentemente pelo o Papa Francisco, quando celebrou o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais. “Somos bombardeados diariamente com algumas notícias verdadeiras, outras não. Nosso objetivo é justamente identificar essas notícias”, finalizou Paulo Henrique.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário