Zona rural de Malhada é contemplada com água doce do Rio São Francisco
Os testes também acontecerão na comunidade quilombola de Tomé-Nunes, entretanto, esses testes só deverão acontecer após testes em Alto Bonito e Mocambo.
MALHADA – O prefeito de Malhada, no Médio São Francisco, Gimmy Everton Mouraria Ramos, Dr. Gimmy Ramos (PT), entregou o Sistema Integrado de Abastecimento de Água das comunidades de Lagoa dos Patos e Barreiro Grande, na região do distrito de Canabrava.
O sistema será gerenciado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (SIHS).A água tratada que jorra nas torneiras dos moradores é direto do Rio São Francisco.
Conforme representante da Embasa, nos próximos meses os testes ocorrerão nas comunidades de Alto Bonito e Mocambo. Os testes também acontecerão na comunidade quilombola de Tomé-Nunes, entretanto, esses testes só deverão acontecer após testes em Alto Bonito e Mocambo.
Em setembro de 2021, durante visita no distrito de Pindorama, em Iuiu,o governador Rui Costa determinou que o Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes Silva, desse encaminhamento no sistema de abastecimento de água.
No dia 16 de setembro, o prefeito Gimmy Ramos se reuniu com Manuel Mateus, gerente do Escritório Regional da Embasa de Caetité.
Iniciado em 2010, o sistema de abastecimento beneficiará 9 513 pessoas das comunidades das comunidades de Barreiro Grande, Canabravinha, Canto do Riacho, Esperança, Ilha III, Ilha de Zezé, Julião, Lagoa dos Patos, Mocambo, Parateca, Pau D’arco, Pedrinhas, Riacho Seco, Serra de João Alves, Serra de Justino, Vila Nova e Tomé Nunes.
No total, foram investidos R$ 13 milhões de reais, por meio do Ministério da Integração Nacional.