IF Baiano entrega aplicativo de registro de ocorrências para o 17º BPM de Guanambi
O aplicativo conta com diversas funcionalidades, entre elas, o registro de ocorrências e o mapeamento de calor da criminalidade na cidade através de aparelhos smartphone .

GUANAMBI – O comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi (17º BPM), tenente-coronel Arthur Mascarenhas, recebeu na tarde de terça-feira (5), o layout e a versão concluída do aplicativo ROP-E (Registro de Ocorrências Policiais Eletrônico).
O aplicativo foi desenvolvido pelos alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus, Guanambi.
O aplicativo conta com diversas funcionalidades, entre elas, o registro de ocorrências e o mapeamento de calor da criminalidade na cidade através de aparelhos smartphone com o objetivo da Polícia Militar da Bahia inovar através do uso da tecnologia na corporação.
Segundo Mascarenhas, o aplicativo foi desenvolvido IF Baiano em parceria com o 17º BPM e contou com o apoio da empresa NeoCom, responsável pelo layout. Conforme Mascarenhas ainda, o aplicativo será utilizado nas viaturas do serviço operacional pelos policiais, registrando em tempo real as ocorrências e gerando assim um mapa de calor da criminalidade das 10 cidades de responsabilidade do 17º BPM.
“Essa iniciativa é pioneira em todo o Estado da Bahia e poderá servir de modelo para uso do aplicativo em todas as unidades da PMBA”, disse Mascarenhas.
Além dessas funcionalidades, o aplicativo irá subsidiar, através do mapa de calor criminal e relatórios estatísticos, o comando do 17º BPM na tomada de decisões estratégicas com vistas a elaborar um planejamento operacional com maior eficácia.
Ainda segundo Mascarenhas, no mês de setembro de 2020 o 17º BPM firmou parceria com o IF Baiano para desenvolver o aplicativo.
