Integrantes do MDB e PSD ironizam suposta cogitação de Nal Azevedo como vice de Jerônimo Rodrigues
Fontes ouvidas pela reportagem também avaliam que a divulgação da possível indicação pode ter como objetivo criar um novo fato político.
SALVADOR — Uma ala do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e do Partido Social Democrático (PSD) ironizou a suposta cogitação do nome do prefeito de Guanambi, Guanambi, Nal Azevedo (Avante), para compor a chapa como vice do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Para integrantes dessa ala, a especulação chega a ser considerada “estapafúrdia”, não pela falta de prestígio do chefe do Executivo guanambiense, mas por uma suposta falta de viabilidade política. Segundo eles, não seria possível que um mesmo grupo político tivesse duas indicações na chapa majoritária, já que há comentários de que Ronaldo Carletto poderá ser indicado como suplente de Rui Costa na disputa ao Senado.
Ainda de acordo com membros dos partidos, não faria sentido estratégico incluir Nal Azevedo como vice, uma vez que prefeitos da microrregião de Guanambi já estariam alinhados com Jerônimo, o que, na avaliação deles, não agregaria capital político adicional à chapa.
Fontes ouvidas pela reportagem também avaliam que a divulgação da possível indicação pode ter como objetivo criar um novo fato político ou desviar o foco do descontentamento manifestado pelo vice-prefeito Zaqueu Rodrigues, que teria declarado arrependimento.
“Não ouvi falar de Nal sendo cogitado para a chapa de Jerônimo. Talvez seja um sonho dele”, afirmou um integrante da legenda.
De acordo com integrantes das legendas, atualmente a chance de Geraldinho ser mantido na vaga é superior a 80%. Para essa ala do MDB, a possibilidade de Nal Azevedo ocupar o posto é considerada nula. Inclusive, foi mencionado que, caso a eventual indicação fosse destinada ao Avante, o nome mais viável seria o de Ronaldo Carletto.
Em Guanambi, aliados de Nal também minimizam a especulação. Segundo um interlocutor próximo ao prefeito, ele não deixaria a administração municipal para integrar a chapa estadual.
“Nal não deixa a Prefeitura de Guanambi por nada. São meras cogitações”, afirmou um aliado do gestor.