Vereadores de Guanambi cobram mais segurança
Os vereadores procederam à leitura de projetos em primeira discussão e cobraram, em suas falas, mais investimentos para a segurança pública do município e distritos.
Em sessão da Câmara de Vereadores de Guanambi, realizada nesta segunda-feira, 05, os vereadores procederam à leitura de projetos em primeira discussão e cobraram, em suas falas, mais investimentos para a segurança pública do município e distritos.
No espaço livre aos vereadores o José Carlos Latinha desejou boas vindas ao vereador Péricles Carvalho, que retorna à Câmara para estes dois últimos meses do ano. Latinha falou ainda sobre a vinda da presidente Dilma Rousseff, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 09/11, para ato inaugural da Adutora do São Francisco, dizendo que a visita selará o ciclo de investimentos do Governo Federal na região, registrando o trabalho realizado pela CODEVASF e pela EMBASA.
O vereador Edvaldo Donato agradeceu a oportunidade que teve de ser vereador por mais de vinte anos, agradecendo aos amigos e eleitores da zona rural e urbana que acreditaram no seu trabalho, bem como a seus colegas vereadores e grupo político do qual faz parte. “Foi um sonho realizado, pois sempre tive desejo de ser político e ajudar o povo da minha terra. Esta experiência me ensinou a amar ainda mais as pessoas, fazendo crescer o apreço que tenho por todos em Guanambi. Infelizmente não obtive êxito nesta última eleição, mas peço a meus colegas e ao prefeito que cuide cada vez mais de nossa terra”, afirmou.
O vereador Elder Guimarães afirmou que a participação do vereador Péricles Carvalho enriquecerá ainda mais a atuação do Poder Legislativo. Elder disse ainda que “Dilma terá a oportunidade de sobrevoar Guanambi e a região do Vale do Iuiu. Espero que a presidenta tenha a oportunidade de visualizar a beleza desta terra, o que permitirá que ela se recorde desta área quando receber, no futuro, algum projeto de investimentos para nossa região”. Sobre a Adutora do São Francisco, Elder afirmou que a obra foi uma vitória de toda região e que a Câmara de Guanambi teve importante participação neste processo, local em que teve início todos os debates sobre o problema de abastecimento em Guanambi. Finalizou parabenizando a CODEVASF, em especial ao Dr. Sérgio Coelho e sua equipe.
O suplente vereador Péricles Carvalho falou da satisfação em assumir pela terceira vez a cadeira de vereador na Câmara de Guanambi. Parabenizou aos colegas vereadores que se candidataram no último pleito afirmando que “a luta continua”. Péricles disse ainda sobre a função do vereador, que contempla a fiscalização de obras e de tudo aquilo que diga respeito ao cidadão guanambiense. Sobre a obra da adutora, falou da importância do sistema de abastecimento de água do São Francisco para a região. Expressou sua preocupação para com as pessoas que residem no entorno da barragem, que ainda sofrem com a falta de água.
O vereador Vandilson Medeiros afirmou que se recorda das dúvidas que se levantavam sobre a construção da rodoviária de São Paulo, no que tangia sobre sua viabilidade, sendo, hoje, pequena para o contingente de pessoas que por ali passam todos os dias.”Situação semelhante aconteceu quando não se acreditou na construção da adutora do São Francisco. Penso que se não fosse esta obra, toda região estaria passando extrema dificuldade”, afirmou.
O vereador Joventino Neto desejou as boas vindas ao vereador Péricles Carvalho e dedicou sua fala a abordar a questão da segurança pública no município. Mostrou sua indignação quanto a remoção de dezenove policiais do distrito de Mutans, dizendo que o último final de semana foi tomado pela atuação das pessoas de má índole. Informou que, juntamente com o vereador Carlos Jackson Loló e Agostinho Paes, se reuniu no 17º Batalhão, onde obteve a informação de que a remoção dos homens aconteceu para atender a cidade de Vitória da Conquista. Informou que um abaixo assinado será realizado para que seja entregue ao Governador Jaques Wagner, em sua visita na próxima sexta-feira. Um documento será realizado e apresentado aos colegas vereadores para reforçar o pedido pelo reforço policial nos distritos.
Vítor Bonfim informou que encaminhou para o Deputado João Bonfim informações sobre a situação do Batalhão de Polícia de Guanambi, que está vinculado ao comando de Barreiras e que a escola de formação está associada ao comando do Sul, em Itabuna. “Quem cuida do efetivo atual é o comando do Oeste, em Barreiras”, afirmou. Informou que o remanejamento que está sendo feito se destina a realizar o reforço policial das Unidades da Polícia Pacificadora (UPP). Ponderou que é necessário tomar cuidado com o debate quanto a Guarda Municipal uma vez que esta deve zelar apenas pelo patrimônio público, ficando o policiamento ostensivo a cargo da Polícia Militar. Finalizou expressando sua satisfação pela vinda da presidenta Dilma Rousseff e do Governador Jaques Wagner para o ato inaugural da adutora do São Francisco.
O vereador Hugo Costa informou que a presidência da Câmara comunga da preocupação dos vereadores, informando que a Casa já debateu a questão da segurança pública em Guanambi no Fórum de Segurança, apontando, também, a necessidade do Poder Executivo realizar um concurso público para a guarda municipal, tendo em vista que o Estado não alcança todas as demandas. “Penso que assim a atuação dos vândalos que tem atuado no município seja coibida”, concluiu.
O vereador Carlos Jackson Loló informou que hoje a cobrança da comunidade de Mutans tem sido muito grande, parabenizando a atitude dos vereadores Neto de Dim e Agostinho Paes para buscar compreender esta questão. No batalhão, informamos ao Capitão Moreira e ao Tenente Ricardo, que achou preocupante a decisão UPP, em deixar nosso município e distritos sem policiamento. Finalizou dizendo acreditar na Guarda Municipal e que espera que o prefeito Charles Fernandes torne este anseio realidade.
Sobre a retirada de homens do efetivo policial da região, o vereador Ruy Azevedo afirmou que o mesmo problema se observa e regiões como São Paulo e que a questão não pode ser vista como algo localizado e exclusivo a Guanambi. “Infelizmente as questões políticas têm dificultado muito para que a população brasileira tenha a segurança adequada, ocasião em que, diferentemente de São Paulo, obteve melhorias no Rio de Janeiro, que aceitou a ajuda do Governo Federal e conta hoje com números mais reduzidos no quesito segurança pública”, afirmou. Sobre demissões que tem havido em setores estratégicos de diversos municípios, como em Camaçari e Lauro de Freitas, Ruy expressou sua preocupação com a redução de profissionais, inclusive no setor de saúde. Cobrou a realização de concurso público municipal, que há 12 anos não é realizado, e finalizou apoiando a conduta e trabalho realizado pela presidenta Dilma na condução do país.
Edição www folhadovale.net