Governador da Bahia diz apoiar “grau” de moto e indica incentivo a eventos com construção de pistas

A sinalização de apoio ocorreu durante diálogo com o ex-prefeito de Castro Alves, articulador da criação da Federação Baiana do Grau.

Jerônimo e Thiancle Araújo . Foto: reprodução

SALVADOR — O governador Jerônimo Rodrigues (PT) declarou nesta segunda-feira (23) que o governo do estado está disposto a apoiar o “grau de moto” e indicou investimentos em construção de pistas, aquisição de equipamentos e incentivo a eventos. A condição imposta pelo governador é de que o setor esteja formalmente organizado para que ocorram os incentivos.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

A sinalização de apoio ocorreu durante diálogo com o ex-prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo (PSD), articulador da criação da Federação Baiana do Grau, cuja assembleia de fundação será realizada no dia 10 de dezembro, na Assembleia Legislativa da Bahia, das 12h às 18h.

O governador repudiou distorções divulgadas nas redes sociais e ressaltou que “grauzeiro não é bandido”, destacando que o preconceito contra o esporte é semelhante ao enfrentado por modalidades como boxe, skate e surfe. Segundo ele, a solução não é a repressão. “O esporte vai continuar sendo praticado. É melhor regulamentar e criar condições adequadas”, afirmou.

Ao comentar sobre o apoio ao esporte, Jerônimo condicionou o avanço à formalização da Federação. “Organizando tudo dentro da lei, eu topo receber as demandas de vocês”, comprometeu-se.

Para Thiancle Araújo, a fala do governador representa um passo decisivo. “A porta está aberta. Com organização, teremos condições reais de garantir pistas, eventos e respeito”, destacou.

Ele lembra ainda que defender o Grau é enfrentar preconceitos diários, mas também valorizar jovens que fazem do esporte uma forma de expressão, talento e pertencimento.

FEDERAÇÃO


A nova Federação do Grau reunirá associações de todo o estado para estabelecer regras, protocolos de segurança, formação de instrutores e articulação institucional. Com ela, o movimento poderá apresentar ao Governo um pacote de demandas, incluindo:
        Implantação de pistas oficiais;
       Equipamentos e infraestrutura de segurança;
       Apoio a eventos e campeonatos;
       Programas de formação

Deixe seu comentário