Suplente de deputado Charles Fernandes deixa mandato tampão definitivo

O retorno de Sérgio Brito ao cargo coloca Charles Fernandes em uma situação ruim, faltando menos de 12 meses para o pleito de 2026.

BRASÍLIA — O suplente de deputado federal Charles Fernandes (PSD), que ocupava a vaga na Câmara dos Deputados, no lugar do titular Sérgio Brito (PSD), não retornará mais a Brasília. Brito assumiu definitivamente o cargo na última terça-feira (11), após ser exonerado da Secretaria de Infraestrutura.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Com o retorno de Brito, Charles Fernandes, que obteve 99.815 votos nas eleições de 2022, ficando na suplência, deixa o mandato na Câmara. O retorno de Brito ao cargo coloca Charles em uma situação ruim, faltando menos de 12 meses para o pleito.

O suplente terá que correr contra o tempo para cumprir alguns compromissos, como entrega de máquinas, caixas e implementos agrícolas. Charles ficará os próximos meses sem cargos, uma preocupação muito grande de aliados. Na condição de anonimato, um aliado de Charles afirma que ele está preocupado e teme não assumir alguns compromissos firmados.

“A relação de Charles não é boa com Ivana, com Rui Costa e com Jerônimo. Charles estava pisando em casca de ovos e acreditava estar fazendo a coisa certa, o que não era verdade”, lembra o aliado.

Para o aliado, dificilmente Charles conseguirá manter tantos aliados até a eleição. Eles afirmam que ninguém aposta em gente sem mandato, principalmente com chance pequena de se eleger. Na visão desse aliado, o suplente deveria ter ouvido os amigos no final de 22, quando poderia ter assumido uma secretaria, mas se envaideceu e ocupou um mandato que sequer tinha direito à emenda.

Em algumas cidades da região, alguns prefeitos dizem que, se ele não cumprir os compromissos até março, não contará com apoio. “Não devemos nada a ele [Charles], o que ele fez por nossa gente foi pago já”, lembra um prefeito aliado.

No lugar de Brito, assume o engenheiro Saulo Pontes, atual diretor-superintendente da pasta. Pontes, que assume interinamente, assume o cargo definitivo na próxima segunda (17), em cerimônia feita pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

1 comentário
  • Tá complicado a situação do deputado só resta ir pra outro partido, ou disputar a prefeitura de gbi o deputado não tem noção de estratégia pública não sabe aproveitar as ferramentas que o político tem.

Deixe seu comentário