Refinaria poderá gerar mais de mil empregos em Santa Maria e Jaborandi

As unidades deverão investir até R$ 389,5 milhões;compromisso foi firmado via protocolo de intenções, assinadocom a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

BAHIA – A Oeste Refinaria, empresa de atuação no segmento de usinas vai implantar uma área agrícola destinada à plantação de cana-de-açúcar e uma unidade industrial sucroalcooleira para a produção de açúcar cristal, etanol anidro, etanol hidratado e energia elétrica, no município baiano de Santa Maria da Vitória, na Bacia do Corrente.

A empresa também vai instalar uma unidade de beneficiamento de açúcar (açúcar refinado e cristal), no município de Jaborandi, ainda na região Oeste. Juntas, as unidades devem investir até R$ 389,5 milhões e gerar mais de 1 mil vagas de empregos. O compromisso foi firmado via protocolo de intenções, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).  

De acordo a empresa, as operações devem iniciar no segundo semestre deste ano.  “A Bahia conta com cinco usinas sucroalcooleiras em atividade.  Essa nova usina soma ao potencial sucroenergético do estado, que já conta com uma usina do Grupo Paranhos em implantação, em Muquém do São Francisco, e outra do Grupo Bevap em vias de instalação., copondo nosso Polo Agroinsutrial e Bionergetico do Médo São Francisco”, destacou o vice-governador João Leão.

A previsão é que a capacidade de produção seja de 56,2 mil kg/ano de açúcar cristal, 45,1 mil l/ano de etanol e 70 mil MWh/ano de eletricidade. Além de gerar 224 empregos diretos na unidade industrial sucroalcooleira.

“No início, a empresa funcionará em imóvel alugado, mas há previsão para que as obras da sede própria iniciem em 2022. A implantação da Oeste Refinaria promoverá 896 postos de trabalhos diretos na atividade agrícola e 224 empregos diretos na unidade industrial sucroalcooleira, também trará um grande aumento na produção de açúcar cristal e refinado, não só para a região onde será instalada, mas para todo o estado da Bahia”, explica Mundim.

De acordo com o sócio da Oeste Refinaria, Gustavo Mundim, quando houver a estabilização da unidade serão produzidos 56,2 mil kg de açúcar, 21,9 mil litros de etanol anidro, 23,2 mil litros de etanol hidratado e 70 mil Megawatt/hora (MWh) de eletricidade cogerada, sendo 45 mil MWh vendidos para distribuidoras de energia no mercado livre e o restante para consumo próprio da usina.

Deixe seu comentário