Presidente do PT de Guanambi usava carro alugado pela prefeitura
De acordo notas de empenho o veículo Gol 1.0 placa policial NZA 1700, foi locado da senhora Núbia Rodrigues Barbosa (cunhada de Dori) ao custo mensal de R$ 2.100,00 com combustível pago com dinheiro do contribuinte.
Um dos princípios constitucionais norteadores da administração pública é a economicidade, a correta e eficiente aplicação do dinheiro do contribuinte. Denúncias do uso irregular de carros de propriedade do município ou alugados pela prefeitura de Guanambi foram confirmadas através de extratos de contratos e notas de empenho de pagamento.
O presidente do Partido dos Trabalhadores Dorisvaldo Lobo, que é diretor administrativo do Hospital Regional de Guanambi e não presta qualquer tipo de serviço remunerado para o município, teve à sua disposição durante o ano de 2015 um carro alugado pela prefeitura.
De acordo notas de empenho o veículo Gol 1.0 placa policial NZA 1700, foi locado da senhora Núbia Rodrigues Barbosa (cunhada de Dori) ao custo mensal de R$ 2.100,00 com combustível pago com dinheiro do contribuinte. A finalidade estabelecida no contrato era para atender atividades, programas e projetos gerenciados pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, conforme o processo licitatório na modalidade pregão presencial, contrato n.º 027/15PP-A Anexos.
Tal veículo era usado até final de 2015 pelo diretor administrativo do HRG e presidente do PT, o senhor Dori Lobo conforme registros fotográficos. O secretário Fabrício Lopes informou que o veículo foi cedido em termo de cooperação para o Hospital como outros veículos já foram cedidos para outros órgãos. O presidente do PT não atendeu às ligações e nem retornou nenhum telefonema.
Outro flagrante do desvio de finalidade foi registrado em outubro do ano passado. Um servidor municipal, se envolveu em acidente de trânsito a bordo do Fiat Uno Mille, cor branca, placa policial OUU 7246 de propriedade da prefeitura na localidade de Morro da Inácia. O fato aconteceu em um domingo e não estava a serviço do município.
Contudo, uma lei municipal de iniciativa do vereador Joventino Malheiros (Neto de Dim) aprovada por unanimidade pela Câmara, torna obrigatória a identificação visível de todos os veículos oficiais com os dizeres “Uso Exclusivo em Serviço”. A lei visa coibir os desvios de finalidade.
Por Bonny Silva