Pequeno produtor de leite de Candiba faz apelo diante da seca prologada
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais,Totó faz um apelo para os políticos e cobra medidas para salvar os pequenos produtores.
CANDIBA — A seca prolongada na Microrregião de Guanambi, no sudoeste da Bahia, com 23 municípios, enfrenta um dos piores momentos dos últimos anos. O problema é pior para os pequenos produtores, como conta o produtor candibense, Totó de João de Arquilino.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais,Totó faz um apelo para os políticos. Ele narra que não é pecuarista, mas um pequeno produtor que produz 1.500,00 litros de leite por mês. “Não estou aguentado mais, desde maio que estou dando silagem para o gado. No mês de agosto terminou minha silagem, então fiquei sem dinheiro”, comenta.
Triste, Totó comenta que no início de setembro procurou o banco para fazer um projeto, porém ouviu do gerente que ele poderia pegar um custeio de até 20 mil em parcela única, mas ele só pegou 15 mil e não tem mais nada.
“Não tenho mias15 mil, o leite que tiro só paga o concentrado. Preciso que os políticos façam alguma coisa, perincipalmente o prefeito da minha cidade. A única coisa que tenho só essa criação, estou endividado. Vamos esperar a criação morrer?”, falou.
Ainda no vídeo, Totó disse que na região do Mandacaru completou um ano sem chuva. Ele ainda criticou o presidente Lula, afirmando que sua preocupação é com a China. “Quem elegeu Lula foi o povo e não os chineses, estamos sofrendo”, encerrou.
Dos 417 municípios da Bahia, 123 estão em emergência por conta da falta de chuvas. Além da falta de chuvas, algumas regiões tem sofrido constantemente com as altas temperaturas, aumentando a evaporação e diminuiu a reserva de água nos açudes, lagoas e barragens.