Palmas de Monte Alto completa 177 anos de emancipação política nesta sexta(19)

Fundada em 1840, pela lei provincial nº 124, de maio, elevando o povoado à categoria de Vila, criando o município com o nome de Monte Alto e seu território desmembrado de Macaúbas. Sua instalação deu-se em 15 de novembro do mesmo ano.

Palmas de Monte Alto
Palmas de Monte Alto

Sob o signo do desenvolvimento o município de Palmas de Monte Alto, no Sudoeste da Bahia, completa 177 anos, de emancipação política. Fundada em 1840, pela lei provincial nº 124, de maio, elevando o povoado à categoria de Vila, criando o município com o nome de Monte Alto e seu território desmembrado de Macaúbas. Sua instalação deu-se em 15 de novembro do mesmo ano.

A então Vila de Monte Alto foi elevada à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 1.253, de 23 de julho de 1918. Por força da Lei nº 1.364, perdeu o distrito de Beija-flor, hoje Guanambi.

O município nasceu da fé, por uma promessa feita a Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, sendo a principal porta de entrada do Parque Estadual da Serra de Montes Altos. Cidade perfeita para quem busca turismo ecológico e/ou religioso.

Por conta de sua idade, tem arquitetura colonial nas ruas e praças mais antigas da cidade, bem como as sedes das fazendas antigas. A obra arquitetônica mais significativa da cidade é a Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, situada em uma colina que faz entrada para a Serra de Monte Alto. É a construção magna que representa local de fundação da cidade, embora pequena em comparação com matrizes da mesma época, é rica em acervo por conta de suas imagens talhadas em madeira vindas de Portugal. Característica mais forte de sua fachada é sua torre com cobertura piramidal, que serve também de campanário.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário