Malhada: procissão sobre águas do Velho Chico deixa de ser tradição.
A famosa procissão sobre as águas do rio São Francisco, deixa de ser realidade e, ficará marcada na mente das pessoas apenas como uma lembrança.
A famosa procissão sobre as águas do rio São Francisco, deixa de ser realidade e ficará marcada na mente das pessoas apenas como uma lembrança. Uma tradição de mais 30 anos, que atraia milhares de devotos que vinham reverenciar Nossa Senhora Aparecida.
A imagem da santa saia de Malhada, e era levada até Carinhanha, onde retornava novamente para a Paróquia de Malhada, formando uma grande procissão acompanhada de dezenas de embarcações pequenas, formando a maior procissão do Médio são Francisco, l sobre as águas. Com a inauguração da ponte que interliga os dois municípios de Malhada e Carinhanha, a tradição perdeu sua forma. O padre Eduardo Bellot anunciou que esse ano, por não ter Balsa, à procissão será feita pela ponte. O que não condize com a tradição.
Nossa equipe foi saber das pessoas o que elas acham dessa mudança, a resposta foi unânime. Todas contrarias essa mudança que não tem fundamento nenhum. Fomos saber se na cidade ainda existe Balsa e, encontramos uma que prtence a família dos Pirobas.
A procissão na águas do Velho Chico começou em1979,quando uma malhadense mora no interior de São Paulo,e seu esposo se encontrava enfermo e, se ele melhorasse todos os anos ela faria uma procissão sobre as águas. Seu pedido foi atendido e a tradição tomou corpo e forma, mas chegou ao fim em 2010.
Ficou tão fácil acabar com a tradição, nem consultas populares não fazem mais. Devia ser da mesma forma o dizimo.