Malhada: Mais de 40 mil hectares de terras são desapropriadas para as comunidades Quilombolas de Parateca e Pau D’Arco.

As comunidades remanescentes de quilombos de Parateca e Pau D’Arco, no município de Malhada, foram beneficiadas, pelo Decreto de 15 de Dezembro de 2010. Com a assinatura de Decreto pelo presidente Lula, que concede a titulação da terra através do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Foto:log.terra.com.br.Assassinado dentro da fazenda (grilada) do pretenso proprietário Sr. Fernando Bastos situada em terras pertencentes ao quilombo de Pau D'Arco e Parateca no município de Malhada
Foto:log.terra.com.br.Assassinado dentro da fazenda (grilada) do pretenso proprietário Sr. Fernando Bastos situada em terras pertencentes ao quilombo de Pau D'Arco e Parateca no município de Malhada

As comunidades remanescentes de quilombos de Parateca e Pau D’Arco, no município de Malhada, foram beneficiadas, pelo Decreto de 15 de Dezembro de 2010. Com o  Decreto assinado pelo presidente Lula, que concede a titulação da terra através do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. O documento é um instrumento que permite o referido órgão, iniciar o processo judicial de desapropriação e indenização das terras. A titulação do Território denominado de Parateca e Pau D’Arco, que será em nome das famílias quilombolas. Serão desapropriados quarenta e um mil, setecentos e oitenta hectares.

Segundo um ex-presidente de associação, é uma grande conquista para os quilombolas, “Essas comunidades viviam em permanente conflito com fazendeiros, que nos ameaçavam de morte, queimavam nossas propriedades e casas e ainda trancavam porteiras com cadeados”, afirmam.

As terras desapropriadas pertenciam aos fazendeiros, Milton Marques, Antônio Marques, Virgílio Marques, Valdemar Moura e João Guimaraes.

O documento com a autorização já foi publicado no Diário Oficial da União no Decreto de 15 de Dezembro 2010. As comunidades estão localizadas a 85 km da sede, as comunidades possuem 500 famílias com uma população total de 1.784 habitantes que compartilha um território comum localizado na margem direita do rio São Francisco.

Fonte:João Miguel Fonte e Redação:folhadovale.net

Deixe seu comentário