Homem volta a esfaquear animal na zona rural de Malhada
Não satisfeito e ciente da impunidade, Zika esfaqueou um outro animal do mesmo proprietário na comunidade do Bredo.
MALHADA – Um homem voltou a maltratar animais na zona rural de Malhada, na região sudoeste da Bahia. No dia 12 de novembro, Zika de Detinha do Bredo, esfaqueou um cachorro no povoado de Pau D’arco.
Não satisfeito e ciente da impunidade, Zika esfaqueou um outro animal do mesmo proprietário. Desta vez, ele esfaqueou uma égua que estava pastando no quintal de uma prima, na comunidade do Bredo.
De acordo com o proprietário do animal, ele ficou supresso quando buscar o animal no dia seguinte. “Encontrei o animal com perfurações na cabeça, Zika usou uma faca para ferir outro animal”, comenta.
Ainda de acordo com o proprietário, depois de esfaquear o cãozinho a polícia esteve na casa de Zika, mas a mãe disse que ele sofria de transtornos mentais. “Vou registrar uma queixa em Malhada, isso não pode acontecer”, disse.
Pena
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
A referida legislação alterou a Lei 9.605/98, que dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora e prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, no caso de crime de maus-tratos contra animais.