Dupla suspeita de integrar o Comando Vermelho morre em confronto com a Rondesp em Morporá

A dupla suspeita de integrar o Comando Vermelho morreu em confronto com a Rondesp, em Morporá, na madrugada desta quinta-feira (29).

Material apreendido com os suspeitos. Foto: Rondesp-MO

MORPORÁ — Dois homens suspeitos de ligação com a facção criminosa Comando Vermelho morreram após um confronto com policiais da RONDESP Meio Oeste, RONDESP Centro Norte, CIPE Semiárido e 28ª CIPM, na madrugada desta quinta-feira (29), no município de Morporá, região oeste da Bahia.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

A ocorrência foi registrada por volta das 5h30, nas proximidades da Estrada da Balsa, durante mais uma fase da Operação Força Total 2026. Segundo a polícia, as guarnições receberam informações de que dois suspeitos oriundos da capital baiana estariam se instalando na região do Retiro da Picada, no povoado de Xique-Xique, e também em Morporá, com o objetivo de estabelecer domicílio no interior do Estado. A dupla estaria, ainda, supostamente armada.

De posse das informações, os policiais se deslocaram até o local indicado. Ao se aproximarem, visualizaram vários suspeitos que, ao perceberem a presença policial, efetuaram disparos de arma de fogo. Diante da injusta agressão, houve revide.

Após cessarem os disparos, dois homens foram encontrados caídos ao solo, ainda com sinais vitais e com armas de fogo próximas às mãos. Eles receberam socorro imediato e foram encaminhados à unidade de saúde mais próxima. No entanto, apesar do atendimento médico, ambos evoluíram a óbito.

Parte das guarnições permaneceu em diligências na região, com o objetivo de identificar e localizar outros suspeitos que conseguiram fugir do local.

Durante o registro da ocorrência, os mortos foram identificados pelas iniciais R. F. F. e L. J. S. Um deles era apontado como liderança do Comando Vermelho na região da Gamboa, em Salvador, conhecido como “Bibiu da Gamboa”, possuidor de extensa ficha criminal e diversas passagens pelo sistema prisional.

O segundo suspeito também integrava a mesma organização criminosa, possuía histórico de passagens pela polícia e tinha mandado de prisão em aberto, relacionado a processo em tramitação na Vara do Júri da Comarca de Salvador.

A polícia informou haver indícios de que os suspeitos estariam fugindo da capital baiana em razão das recentes operações de intensificação policial, desencadeadas após o homicídio do capitão da PM Salomão, ocorrido em 15 de janeiro de 2025. A circunstância será apurada no decorrer das investigações.

Deixe seu comentário