Formulário de Busca

Carinhanha: potencial de Angico é apresentado na 1ª Festa da Fruta

Como nenhum sonho é impossível, trinta e seis anos depois, o projeto tornou-se referência regional e gera cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos

Publicado em 27/agosto/2017 - 07:43

PúblicoUm projeto iniciado na década de 80 surpreendeu quem não acreditava naquele sonho praticamente impossível. Como nenhum sonho é impossível, trinta e seis anos depois, o projeto tornou-se referência regional e gera cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos. As áreas irrigadas localizadas no povoado de Angico, em Carinhanha, no Oeste da Bahia, atingem cerca de 1000 hectares. A produção de banana, manga, mamão e maracujá, são destaque nacional.

Conforme os produtores, Ademar Teixeira de Barros (Zú), foi o grande mentor do projeto vitorioso. Zú afirmou que enfrentou muita dificuldade no início. “Como não tinha estradas e energia elétrica era coisa de primeiro mundo. No início era muito difícil, sem energia fica muito caro produzir. Só melhorou em 1991, com a chegada da energia elétrica”, contou Zú.

Segundo os produtores, futuramente essa área irrigada poderá atingir 15 mil hectares, gerando 20 mil empregos diretos e 60 mil indiretos. Essas afirmações são baseadas na grande quantidade de terras férteis, mas não é só isso. “O Rio São Francisco serve como um canal natural”, disse Fabinho.

Em relação o evento denominado 1ª Festa da Fruta, os produtores citam que o objetivo da festa foi mostrar o potencial local, porém conhecido por poucos. Para eles, o fato de carregar 40 caminhões de frutas toda semana, coloca Carinhanha numa posição importante no Estado. “São cerca de 160 caminhões por mês, isso movimenta nossa economia. Nossos produtores são altamente qualificados e sintonizados com o mercado, resultando em grande sucesso nos empreendimentos”, falou Toninho.

A festa realizada nos dias 25 e 26 de agosto mostram que os produtores estão unidos, como também serviu como um pedido de socorro. Os produtores que aquecem cerca de 70% da economia de Carinhanha pediram o poder público maior presença na região, melhorias na rede elétrica, manutenção e melhoria nas estradas vicinais, construção e manutenção de escolas e creches em Angico,Barra da Parateca  e uma base da polícia. Para eles, essas obras são importantes porque gera um número muito grande de mão de obra feminina.

Se apresentaram no evento  na sexta-feira 25 de agosto,Fernanda Portilho, Love Proibido e Ricardinho e Marcílio.No sábado 26 de agosto,Torres da Lapa, Sabor da Bahia e Edgar Mão Branca.

 

Redação www folhadovale.net

Edição:

Comentários

Fretamento

Eventos

Convite

Festa do Jeans acontece dia 26 de dezembro em Montalvãnia

Festa do Jeans acontece dia 26 de dezembro em Montalvãnia,no Clube Camponês.O evento elege o garoto e a garota Jeans.

Enquete

Como você avalia os vereadores Malhada






Resultado parcial

CBR
© 2010-2018 Folha do Vale - Todos os direitos reservados | WOWF