Câmara autoriza adesão de Malhada ao Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos

A participação de Malhada no consórcio tem como intenção, conforme destacado pelos vereadores, otimizar a execução de serviços de resíduos.

Câmara de Malhada aprova adesão do município ao Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos. Foto: reprodução Kauan Soares Nogueira

MALHADA — Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Malhada, na região sudoeste da Bahia, autorizou na 5ª Sessão Ordinária, na manhã desta sexta-feira (5), o município a integrar o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

A participação de Malhada no consórcio tem como intenção, conforme destacado pelos vereadores durante a discussão do projeto, otimizar a execução de serviços de resíduos sólidos. Além de Malhada, também aderem às cidades de Carinhanha, Iuiu e Feira da Mata. O consórcio é denominado Cidade Limpa Lixo Zero.

Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos tem como objetivo regulamentar o consórcio e a construção de uma usina de tratamento de resíduos sólidos urbanos em Carinhanha, proporcionando uma destinação ambientalmente adequada e economicamente produtiva para o lixo produzido na região.

Além disso, o Consórcio visa promover o desenvolvimento regional sustentável, buscando a geração de emprego e renda, o estímulo ao associativismo e ao cooperativismo, e a colaboração institucional mútua.

Projeto de adessão ao Consórcio. Foto: reprodução Kauan Soares Nogueira

De acordo com a vereadora Marina Boa Sorte (PL), o projeto aprovado nesta manhã retira de vez o lixão na porta de entrada da cidade, no distrito do Julião. Ela disse que isso já era para ter acontecido há muito tempo.

O vereador Rafa Enfermeiro (PT) lembrou que, no passado, foi usada uma área doada pelo empresário Luiz Carlos, mas acabou não funcionando. Ele viu o projeto com bons olhos, por isso, garantiu seu voto favorável.

O presidente da Casa, Lula de Geraldo Pedro (Avante), disse que a aprovação do projeto é um marco significativo e demonstra o compromisso dos vereadores para aprovar de forma colaborativa e assertiva.

Deixe seu comentário