Brigadistas resgatam macaco bugio ferido em Livramento
Segundo o presidente da Gasa, Antônio Carlos Oliveira, o primata estava surpreendentemente calmo, o que levanta a suspeita de que possa ter sido criado em cativeiro.

LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA – No fim da tarde de domingo (10), por volta das 17h30, integrantes do grupo de brigadistas Guardiões Ambientais da Serra das Almas (Gasa) resgataram um macaco bugio — também chamado de macaco barbado — na comunidade de Campo Alegre, em Livramento de Nossa Senhora, no Sudoeste Baiano. O animal havia sido atacado por cães e apresentava ferimentos.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Segundo o presidente da Gasa, Antônio Carlos Oliveira, o primata estava surpreendentemente calmo, o que levanta a suspeita de que possa ter sido criado em cativeiro. O bugio passará por avaliação veterinária para checar seu estado de saúde e confirmar se ainda mantém comportamentos típicos de vida selvagem. Essa análise vai definir o protocolo de reabilitação e, caso seja possível, o retorno à natureza.
Até lá, o macaco permanece na sede da Gasa. Depois da avaliação, será encaminhado pela Polícia Ambiental aos órgãos competentes para triagem e destinação de animais silvestres.
O bugio ainda pode ser encontrado em áreas preservadas da Serra das Almas, mas o desmatamento tem diminuído a presença da espécie em regiões próximas a povoados rurais.