Após assalto, comerciantes dizem que comércio parou em Malhada

As vendas despencaram em média de 80%. As vendas que estão saindo aqui só mesmo no crediário.

Os comerciantes do município de Malhada, no sudoeste da Bahia, enfrentam dificuldades  desde que a agência do Banco do Brasil, única da cidade, foi assaltada no dia 15 de março.

A superintendência banco, em Brasília, informou que ainda não há previsão para que a agência volte a funcionar na cidade. Segundo a superintendência, o prédio ficou totalmente destruído e ainda esse mês deve começar uma reforma.

Com isso, o banco permanece fechado e quem precisar utilizar o serviço precisa ir até os municípios de Carinhanha, Iuiú, Palmas de Monte Alto e Guanambi. Alternativa para os clientes seria depositar e sacar dinheiro no banco postal dos Correios ou na lotérica, más existe um limite diário.

Enquanto o problema não é resolvido, os comerciantes relatam os transtornos para conseguir dinheiro na cidade. “Eu precisava pagar uma conta, sacar dinheiro, e acabei não conseguindo fazer esse pagamento por causa de falta de dinheiro na cidade”, afirma o comerciante. Já o aposentado Antônio diz que  mora em Parateca e ficou cerca de 2 horas na fila em Carinhanha. “Mesmo no caixa preferencial a fila ainda é grande”, disse.

Com pouco dinheiro circulando, o comércio teve queda nas vendas, segundo informam os comerciantes. “As vendas despencaram em média de 80%. As vendas que estão saindo aqui só mesmo no crediário”, afirma um comerciante.

A casa  lotérica Malhada também enfrenta problemas  no atendimento por falta de dinheiro. “Não tem dinheiro. Tem que esperar o comerciante pagar um boleto, alguma coisa assim. A minha preocupação maior é o Bolsa Família porque são pessoas carentes, que vêm da zona rural e têm aquele dinheiro para sobreviver mesmo”, informa Donizete.

Crime

Bandidos usaram dinamite para atacar dois caixas eletrônicos em Malhada, no dia  sexta-feira,15 de março. De acordo com a Polícia Militar, cerca de seis criminosos teriam iniciado a ação por volta das 01h30m e fugiram com parte do dinheiro. O delegado Adir Pinheiro Júnior informou que cerca de R$ 23 mil foram deixados para trás pelos criminosos, em ora as notas não estavam manchadas por tinta. Os criminosos teriam fugido em dois veículos destino ao município de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, onde dois que estavam feridos deram entrada no hospital, dizendo que foram assaltados. Os funcionários do hospital informaram a polícia, que prendeu um deles, o outro morreu em seguida consequência da explosão.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário