Água da Adutora do Algodão não chega às torneiras de todos os malhadenses após quase 13 anos de inauguração
A água também deveria chegar às comunidades rurais de Malhada, mas quase 13 anos depois não saiu do papel.
MALHADA — A inauguração da Adutora do Algodão há quase 13 anos, no distrito do Julião, zona rural de Malhada, na região sudoeste da Bahia, seria o grande vetor da cidade, beneficiando quase 10 mil pessoas em 17 comunidades.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A princípio, a água beneficiaria apenas moradores da cidade de Guanambi, a cerca de 110 quilômetros, que enfrentavam a escassez. Anos depois, o sistema foi ampliado e passou a chegar a diversos municípios da região.
A água também deveria chegar às comunidades rurais de Malhada, como Parateca, Pau D’arco, Bredo, Vila Nova, Ilha de Zezé, Ilha Três, Canto do Riacho, Esperança, Julião, Alto Bonito, Pedrinhas, Serra de João Alves, Canabravinha, Lagoa dos Patos e Serra do Justino.
Essas comunidades tiveram toda a tubulação feita, com investimento de quase 13 milhões de reais, através do Ministério da Integração Nacional. Doze anos e nove meses depois, os moradores continuam bebendo água salobra.
Enquanto os malhadenses se viram como podem, o líquido do Velho Chico chega aos municípios de Lagoa Real e ao distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. A promessa era garantir água doce nas torneiras dessas residências, mas a tão sonhada água doce só em caixas de captação da chuva.
De acordo com a Folha do Vale, dessas comunidades citadas, apenas Lagoa dos Patos teve o sistema inaugurado, que não tem relação com a Adutora do Algodão. A água de Lagoa dos Patos é do sistema de Canabrava, inaugurado em 2005. O distrito do Julião e a sede já recebiam água doce.
Ainda de acordo com o Portal Folha do Vale, algumas residências da comunidade de Mocambo, também recebem água da adutora. Na tarde de quarta-feira (13), a reportagem da Folha do Vale questionou o governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante uma visita na cidade de Guanambi.
Rodrigues respondeu que ainda não sentou com o prefeito Gimmy Ramos (PT) para conversar sobre o assunto, mas em breve terá essa conversa para discutir qual projeto se encaixa.