Desfile temático comemora os 196 anos de Independência da Bahia em Caetité

O desfile que durou pouco mais de três horas e contou com dois mil e duzentos participantes.

A cidade de Caetité, localizada no sudoeste da Bahia, realizou na manhã de terça-feira (02), o tradicional desfile do Dois de Julho, o qual celebrou os 196 anos da Independência da Bahia, e marcou os 180 anos do desfile na cidade. Com o tema: “LIBERDADE PARA AUTONOMIA, CRITICIDADE E TRANSFORMAÇÃO”, o evento atraiu milhares de pessoas nas ruas históricas de Caetité.

O desfile que durou pouco mais de três horas e contou com dois mil e duzentos participantes. O desfile foi dividido em quadros e abordou temas como: feminicídio, demarcação das terras indígenas e ainda cobrou mais investimento na educação. Outro quadro homenageou o mestre de capoeira, Wagner Marques de Oliveira Silva (Imburana), de 32 anos, morto no mês de junho.

A secretária de Educação Iamara Junqueira Sousa Carvalho disse ao portal Folha do Vale, que o evento realizado na cidade há quase 200 anos faz parte do calendário cultural de Caetité.Ela ainda ressaltou ao portal, que  o desfile era realizado no início por um  festeiro, mas logo o  município assumiu a organização.

De acordo com o prefeito Aldo Ricardo Cardoso Gondim, não tem como não comemorar o Dois de Julho, movimento motivado pelo sentimento do povo baiano que expulsou o restante dos portugueses do país. Já o presidente da Câmara Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira (Nem de Dácio),deixou claro que um evento dessa envergadura não pode deixar passar em branco.

 O deputado estadual Vítor Bonfim disse que há 10 anos participa das comemorações do Dos de Julho. Vítor estava acompanhado do seu pai, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Bonfim. Segundo Bonfim, ele sempre prestigia o Dois de Julho.

Participaram do desfile ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, secretários e outros.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário