“Lista divulgada pelo TCU não deixa Piau inelegível”, afirma advogado
“Se eu não puder ser candidato temos nomes para concorrer e ganhar as eleições pelo bem de Carinhanha. A oposição pode falar, eles destruíram Carinhanha durante 12 anos. O povo conhece Piau”, disse Piau.

A lista divulgada na última quinta-feira, 9 de junho, pelo TCU-Tribunal de Contas da União, com nomes de gestores e ex-gestores, que podem ficar inelegíveis causou um rebolisse na cidade de Carinhanha, no oeste da Bahia. O motivo de tanto falatório foi que o nome do ex-prefeito e pré-candidato a prefeito Geraldo Pereira Costa,Piau(PDT),aparece nela.
O documento foi entregue ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, na última quinta-feira, pelo ministro Aroldo Cedraz. A informação foi noticiada na cidade e região como se o ex- gestor já estivesse inapto para concorrer ao Processo Eleitoral em 2 de outubro.
Para um advogado especialista em assuntos eleitorais, os citados, todavia, não necessariamente podem ser considerados inelegíveis. “Cabe à Justiça Eleitoral fazer a análise do mérito dos casos”, disse.
De acordo com o especialista, nessa condição quem determina a classificação automática como inelegível após aparecer na listagem do TCU é a Justiça Eleitoral. “A Lei da Ficha Limpa fala de contas rejeitadas com dolo e não é o caso de Piau. Tanto que ele registrou sua candidatura em 2012”, disse.
Ao portal Folha do Vale, Piau voltou a afirmar que já recorreu da decisão e o povo de Carinhanha pode ficar tranquilo. “Se eu não puder ser candidato temos nomes para concorrer e ganhar as eleições pelo bem de Carinhanha. A oposição pode falar, eles destruíram Carinhanha durante 12 anos. O povo conhece Piau”, disse Piau.
Redação www folhadovale.net