Ibama e Valec confirmam expectativa de retorno das obras da Fiol em Guanambi para Setembro

A comitiva foi formada ainda pelos deputados estaduais, Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa, Hebert Barbosa, Maria Del Carmen, Ângela Sousa.

Em reunião realizada nessa quarta-feira, dia 08, na sede do Ibama em Brasília, a deputada Ivana Bastos, presidente da Comissão Especial da Ferrovia Oeste Leste, recebeu do presidente do órgão, Volney Zanardi, e da diretora de Licenciamento Ambiental, Gisela Forattini, a notícia de que a liberação das obras da Fiol nos lotes 5 a 7, entre Guanambi e Barreiras, está prevista para o dia 28 de setembro. Também participou da reunião o diretor de Planejamento da Valec, Josias Sampaio.

Também ficou acordado na reunião, que os deputados solicitarão audiência com o Tribunal de Contas da União (TCU) para auxiliar a Valec na resolução das pendências relativas às obras da Fiol, a exemplo da falta de sondagem, revisão dos preços do concreto, dentre outras. O objetivo é revogar o Embargo Cautelar No 3301/2011 do TCU sobre os lotes 5 a 7, Guanambi/Barreiras, prevenindo, inclusive, novas paralisações nas obras.

A deputada Ivana Bastos diz que tal resultado encerra uma dura etapa, pois agora as obras da Fiol na Bahia, incluindo a região de Guanambi, ficam liberadas por parte do Ibama. “Vamos então concentrar esforços para resolver as pendências junto ao TCU, de modo que possamos realmente ver as obras de novo em ação em toda Bahia”. Também foi informado na reunião que estão totalmente liberadas as obras da Ferrovia Oeste Leste, nos trechos 1 a 4, que vai de Ilhéus a Brumado.

A comitiva foi formada ainda pelos deputados estaduais, Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa, Hebert Barbosa, Maria Del Carmen, Ângela Sousa, e José Raimundo; pelos deputados federais, Daniel Almeida, Cláudio Cajado, João Carlos Barcelar, Luiz Argolo, Waldenor Pereira, João Leão, Geraldo Simões; pelo secretário estadual da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, e empresários da Bahia Mineração (Bamin), que é uma dos empreendedores envolvidos no projeto do Porto Sul. “Nossa obrigação é não perder a esperança ou cair no descrédito em relação às obras da Fiol. Temos sim que arregaçar as mangas e persistir na superação de todos os impasses para que as obras da Fiol entrem nos trilhos” finaliza a Deputada Ivana Bastos.

Edição www folhadovale.net

Deixe seu comentário