Protesto contra o racismo será realizado por alunos da UNEB em Caetité
A manifestação foi motivada após o dono da SD Presentes, oferecer uma vaga de emprego, mas a candidata teria que se declarar branca.

CAETITÉ — Estudantes do curso de história da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizarão, neste sábado (27), uma manifestação antirracista na cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A manifestação foi motivada após o proprietário da loja, SD Presentes, oferecer uma vaga de emprego, mas exigia que a funcionária fosse mulher com mínimo 18 anos, ter ensino médico completo, ser solteira, sem filho, declarar cor branca, expressiva, gentil e dócil.
Os estudantes informaram que o ato acontece na feira livre da cidade, visando sensibilizar e chamar a atenção das autoridades locais, bem como esclarecer a comunidade sobre gravidade.
Os alunos explicam ser fundamental ressaltar a importância da união contra qualquer forma de discriminação e violência, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso. “Esse ato será pacífica, vamos sensibilizar a comunidade e as autoridades locais para a gravidade desses atos, enfatizando a necessidade de responsabilização e mudanças efetivas”, diz uma publicação.
Na convocação, os estudantes deixam claro que os interessados deverão levar cartazes com frases de conscientização e apelo para que, no caso ocorrido, sejam tomadas as devidas providências.
Em resposta ao questionamento, Alan Vinícius Ribeiro, filho do dono da loja, lamentou o episódio e afirmou que ele, o irmão e a mãe discordam da prática.
“Não temos nada a ver com a conduta do meu genitor. Nos responsabilizamos tão somente por nossos atos e rogamos para que as medidas cabíveis sejam tomadas a fim de que práticas como essa não se repitam”, escreveu.