Ministro Waldez Góes autoriza realização de estudos para concessão do Projeto de Irrigação Vale do Iuiu

Esse projeto é voltada à execução de obras de infraestrutura para captação e distribuição de água no Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu.

BRASÍLIA — O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, autoriza, nesta quinta-feira (24), a realização de edital para elaboração de estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental e modelagem jurídica para viabilizar Parceria Público-Privada (PPP).

Esse projeto é voltada à execução de obras de infraestrutura para captação e distribuição de água no Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, no estado da Bahia. Em 2022, o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro, garantiu investimento para o Projeto do Vale do Iuiu, durante visita ao município de Guanambi.

A solenidade contará com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, e será realizada a partir das 10h30, na Agrícola Mattioni, localizada em áreas do projeto.

Administrado pela Codevasf, instituição vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu está localizado no sudoeste da Bahia, na região do Médio São Francisco, abrangendo os municípios de Iuiu e Sebastião Laranjeiras.

Com cerca de 250 mil hectares de terras, o projeto contempla dois grandes blocos – Iuiú Norte e Iuiu Sul. Estudos preliminares indicam a viabilidade de irrigação de uma área de 51,7 mil hectares e apontam o grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável e captação de água do rio São Francisco, além da malha rodoviária para o escoamento da produção.

A potencialidade agrícola aponta para culturas tradicionais, como o feijão e olerícolas (cebola, cenoura, melão, melancia, pimentão e tomate), além de frutícolas semiperenes (abacaxi, banana, mamão e maracujá) e perenes (goiaba, limão e manga).

Por: ASCOM do MDR

Deixe seu comentário