Secretária Estadual de Saúde discorda da obrigatoriedade do uso de máscaras em Guanambi
Adélia Pinheiro, secretária Estadual de Saúde, discordou da obrigatoriedade, acreditando que o aumento de casos ativos no Estado foi discreto.
GUANAMBI – A Prefeitura de Guanambi, na região sudoeste, decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. O Decreto nº 902 foi publicado na última segunda-feira (30), na edição Diário Oficial do Município (DOM).
A justificativa do Município devido ao aumento do número de casos de covid, com 20 casos ativos em maio, e síndromes gripais na cidade. O novo decreto foi questionado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
A secretária Municipal de Saúde de Guanambi, Nanci Ferraz, explicou que apareceu um caso, 3 e 20 em uma semana, então acendeu um alerta vermelho. Ela disse que a decisão foi tomada após reunião emergencial com o Comitê Covid-19, onde foi deliberou pelo retorno do uso de máscara em ambientes fechados.
Em entrevista concedida ao BATV, da TV Bahia, Adélia Pinheiro, secretária Estadual de Saúde, discordou da obrigatoriedade, acreditando que o aumento de casos ativos no Estado foi discreto.
“A compreensão é que não há justificativa técnica para a obrigatoriedade de uso de máscaras, a principal medida de enfrentamento é o incentivo”, falou Adélia Pinheiro.
Ainda de acordo com Adélia Pinheiro, não há justificativa técnica para uso de máscara. Adélia afirmou que a principal medida de enfretamento é o incentivo a vacinação.