Vereador mais votado de Tanque Novo é cassado por compra de votos
Além da perda do mandato, Vieira foi declarado inelegível por oito anos e condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 30 mil.

TANQUE NOVO – O vereador Cleiton Vieira (PP), de Tanque Novo, no sudoeste da Bahia, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral após ser condenado por compra de votos. A decisão é da 168ª Zona Eleitoral de Igaporã e foi proferida pelo juiz Edson Nascimento Campos, atendendo a uma denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA).
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Além da perda do mandato, Vieira foi declarado inelegível por oito anos e condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 30 mil.
De acordo com a acusação, o vereador usou a empresa da qual é sócio, a Diamantina Atacadista, para repassar dinheiro a eleitores por meio de transferências via Pix, em troca de votos. O MP-BA reuniu áudios e depoimentos que indicam a existência de pagamentos com exigência explícita de apoio nas urnas.
Entre as provas consideradas relevantes para a sentença estão os relatos das eleitoras Ivani Silva Oliveira, Josiane Oliveira e Katrielly Silva Gomes, que afirmaram ter recebido valores mediante a promessa de voto.
Cleiton Vieira foi eleito pela primeira vez em 2024, com 1.346 votos — a maior votação já registrada para o cargo no município.