Urandi confirma o primeiro óbito por gripe H3N2
O primeiro óbito por gripe H3N2 foi confirmado nesta segunda-feira (3), no município de Urandi.
URANDI – O município de Urandi, no Sudoeste da Bahia, registrou o primeiro óbito por Influenza (H3N2). A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira (3).
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente deu entrada no Hospital Municipal Padre Antônio Manoel Rocha no dia 27 de dezembro de 2021 com síndrome respiratória. Houve agravamento no quadro clínico e o paciente não resistiu e morreu no mesmo dia.
A coleta para diagnóstico de vírus respiratórios (Covid e Influenza) foi realizado e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN, em Salvador, onde constatou a causa da morte.
A cepa da gripe que está provocando surtos epidêmicos em vários estados brasileiros. Na Bahia, já foram registradas oito mortes em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza A H3N2.
Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia.
A prevenção contra a doença ocorre da mesma forma da Covid-19, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.