Tenente-coronel Normanha é exonerado da direção de colégio da PM em Bom Jesus da Lapa
Segundo apuração do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o militar teria recebido, entre 2021 e 2024, pagamentos mensais de R$ 15 mil.
SALVADOR — O governo da Bahia exonerou o tenente-coronel Luiz Augusto Normanha de Carvalho do cargo de diretor do Colégio da Polícia Militar em Bom Jesus da Lapa, na região sudoeste da Bahia.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A decisão foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). A exoneração ocorre após ser divulgado que o oficial é investigado por suposto envolvimento com um grupo miliciano acusado de invadir terras de comunidades tradicionais na região de Correntina, em favor de fazendeiros locais.
Segundo apuração do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o militar teria recebido, entre 2021 e 2024, pagamentos mensais de R$ 15 mil para acobertar ações criminosas.
O valor, de acordo com a investigação, seria repassado por um sargento da reserva remunerada da corporação, apontado como líder da organização.
O tenente-coronel é alvo de inquérito pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Nesta segunda-feira (8), a residência do oficial foi alvo de mandado de busca e apreensão, cumprido durante a segunda fase da Operação Terra Justa, deflagrada pelo MP-BA. Na ocasião, ele foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo sem registro.