Secretária de Saúde de Serra do Ramalho se contradiz sobre caso suspeito de varíola dos macacos

Manoela iniciou falando que não há nenhum paciente sendo investigado no município, inclusive disse que ficou supressa com a notícia.

SERRA DO RAMALHO – A Secretária Municipal de Saúde de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, Manoela Cardoso Cirqueira, causou perplexidade durante entrevista na tarde desta sexta-feira (5). Manoela foi convidada para pelo repórter Vardeley Silva para esclarecer sobre o caso suspeito de varíola dos macacos que é investigado pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. 

Ao repórter da Rádio Sucesso FM, Manoela iniciou sua fala afirmando que não há nenhum paciente sendo investigado no município, inclusive disse que ficou supressa com a notícia publica pelo Portal Folha do Vale no início da manhã. 

Demostrando total despreparo, Manoela desenforma afirmando que O Folha do Vale citou que o caso era investigado pela Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, a matéria deixa claro que o caso é investigado pela Sesab. 

Manoela.

No decorrer da entrevista, Manoela se contradiz e admite que o caso que era investigado se tratava de uma paciente do sexo feminino. Ela disse que essa paciente fez o exame e testou negativo para varíola dos macacos. 

De acordo com Manoela, pode ter acontecido foi uma confusão como no caso da Covid-19, que o paciente tinha o Cartão do SUS da cidade, mas residia em outra cidade. Nesse caso, o caso é contabilizado para o município de origem. “Infelizmente sai Serra do Ramalho por conta do Cartão do SUS”, disse ela. 

Manoela

Manoela tentou desqualificar a matéria tratando como fake news, entretanto, a notícia publicada atendeu todos os critérios jornalísticos e usou um release da Sesab. A notícia não teve objetivo de causar terror, mas levar informação de forma correta. 

Omitir informação de interesse público não faz parte da linha editorial do veículo, diferente da pasta que fazia questão de negar que não havia paciente diagnosticado com Covid-19 no início da pandemia. O primeiro caso de Covid foi confirmado no mês de abril, sendo uma senhora de 82 anos. 

Deixe seu comentário