Quarenta municípios serão beneficiados com a inauguração da Policlínica de Guanambi
Governo do Estado arcará com 40% dos custos de manutenção da unidade de saúde, enquanto os municípios arcarão com 60% dos custos
Quarenta municípios das regiões Oeste e Sudoeste serão beneficiados com a Policlínica Regional de Saúde, que será inaugurada na cidade de Guanambi, no dia 24 de novembro. Uma parceria do Governo da Bahia, com 40 municípios, que juntos formam o Consórcio Regional de Saúde. A expectativa é que cerca de 600 mil pessoas sejam atendidas, já serão oferecidos exames de alta complexidade e consultas em até 18 especialidades.
Governo do Estado arcará com 40% dos custos de manutenção da unidade de saúde, enquanto os municípios arcarão com 60% dos custos. A intenção do governador Rui Costa (PT), é regionalizar e reorganizar a saúde pública.
De acordo informações do Consórcio Regional da Saúde repassada ao portal Folha do Vale, serão oferecidos ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler,ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-x, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia e cistoscopia.
Conforme os prefeitos, procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, biopsias de mama, tireoide, próstata, dérmica, gastroenteral, entre outras, estarão à disposição da população regional. Além desses procedimentos, exames de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia,também serão ofertados aos beneficiados.
Como ser atendido
Para ser atendido, o paciente passará por uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no seu município, ou deverá procurar a Secretaria Municipal de Saúde. No segundo momento, os médicos identificam a necessidade de o paciente realizar consulta com especialista, exames (como tomografia ou raio-x) ou procedimentos de média complexidade (como biópsia), bem como pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético. O terceiro passo é a Secretaria Municipal de Saúde agendar o atendimento do paciente na Policlínica Regional de Saúde.
Redação www folhadovale.net