Professores de Feira da Mata estão em greve
A reivindicação da categoria é pelo pagamento do piso nacional do magistério de 14,95%, mas o prefeito encaminhou de 8,25%.
FEIRA DA MATA — Professores da rede municipal de ensino de Feira da Mata, na região oeste da Bahia, estão em greve desde sexta-feira (14). A reivindicação da categoria é pelo cumprimento do piso nacional do magistério.
Em entrevista concedida ao programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade FM, na tarde de quinta-feira (20), a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Keeylly Mabbyan, explicou que a greve ocorre fragmentadamente. Ou seja: dia sim, dia não.
“A intenção da categoria é reduzir o impacto na aprendizagem dos alunos, além de buscar apoio dos pais. Estamos reivindicados nossos direitos, por isso, estamos querendo nossos direitos”, disse Keeylly Mabbyan.
Keeylly Mabbyan esclareceu que o sindicato informou sobre a paralisação no dia 10 de julho, mas como não obteve resposta iniciou quatro dias depois. Ela afirmou que no dia 12 ainda ocorreu uma reunião com parlamentares e integrantes do Executivo.
A categoria pede o piso anunciado pelo Ministério da Educação de 14,95%, mas o prefeito Valmir Rodrigues encaminhou um projeto concedendo 8,25%. Keeylly Mabbya lamentou o comportamento da administração para com os professores, inclusive citou falta de comprometimento.
A Prefeitura de Feira da Mata não se manifestou até a publicação dessa matéria, mas deixa o espaço para os devidos esclarecimentos.