Prefeitura de Guanambi exonera malhadense suspeito de desviar mais de 500 mil reais
Tiago Francisco Castro de Souza, é suspeito de desviar alta quantia, estimada em mais de 600 mil reais, conforme apurou a reportagem.
GUANAMBI — O prefeito de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, Arnaldo Pereira de Azevedo, Nal Azevedo (Avante), exonerou sumariamente o servidor concursado Tiago Francisco Castro de Souza, de 37 anos, que ocupava o cargo comissionado na Secretaria Municipal de Assistência Social.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Tiago Francisco Castro de Souza, suspeito de desviar alta quantia, estimada em mais de 600 mil reais, foi exonerado no dia 3 de setembro, conforme publicação na edição do Diário Oficial do Município (DOM).

Desde então, Tiago não é mais visto, quando o caso veio à tona, tendo destino incerto. A reportagem da Folha do Vale apurou que a secretária de Assistência Social, Carla Maria, comunicou o prefeito e o setor jurídico.
A FV ainda apurou que outras atitudes também foram tomadas, como a comunicação aos órgãos de controle, além do Ministério Público, e abertura de Processo Administrativo, por se tratar de um servidor concursado.
Carla Maria ainda estaria fazendo, com apoio de servidores do setor jurídico e de contabilidade, um pente-fino em todos os processos de pagamento. Acredita-se que o valor passe de 1 milhão de reais.
Segundo foi apurado, o esquema funcionava da seguinte forma: os processos de pagamento eram clonados, sendo um deles indo para a conta do servidor municipal.
A reportagem tentou contato com o Tiago, por meio de um advogado, que é amigo do suspeito. O advogado respondeu que, em conversa com Tiago, ele informou que se encontra em sua residência na zona rural de Guanambi.
Natural da cidade de Nova Lima, em Minas Gerais, Tiago colocou o nome à disposição como candidato a vice-prefeito pelo Cidadania em 2024, mas acabou retirando a candidatura.
Tiago passou toda sua infância na cidade de Malhada, por isso, é considerado filho da cidade. Ele também trabalhou na cidade de Malhada.
Procurada pela reportagem, a assessoria da Prefeitura de Guanambi se manifestou, afirmando que prezando pela transparência de suas ações e prestando contas à população local e à imprensa, após os fatos virem à tona, a Secretaria de Assistência Social de Guanambi esclarece, que ao tomar conhecimento de eventuais condutas ilegais por parte de um servidor do setor contábil, com suspeita de graves inconsistências em processos de pagamento da pasta, imediatamente a Secretária Carla Maria, comunicou o fato ao prefeito municipal, sendo determinada sumariamente a exoneração do cargo comissionado ocupado.
Nota da Prefeitura
Prezando pela transparência de suas ações e prestando contas à população local e à imprensa, após os fatos virem à tona, a Secretaria de Assistência Social de Guanambi esclarece:
Ao tomar conhecimento de eventuais condutas ilegais por parte de um servidor do setor contábil, com suspeita de graves inconsistências em processos de pagamento da pasta, imediatamente a Secretária Carla Maria, comunicou o fato ao prefeito municipal, sendo determinada sumariamente a exoneração do cargo comissionado ocupado.
A Prefeitura de Guanambi também instaurou sindicância para apuração rigorosa de eventuais condutas administrativas ilícitas e realizou comunicado oficial ao Ministério Público Estadual.
Providências administrativas também foram tomadas, para auxiliar na elucidação dos fatos e demais informações são sigilosas, dado as medidas legais em andamento.
Guanambi 10/9/2025
ASCOM/PMG