Prefeitura de Carinhanha Entrega Projeto de Piscicultura Sustentável e Irrigação Integrada

Este projeto inovador e ousado promete trazer grandes benefícios não só ao município de Carinhanha, como também à região.

Projeto
Projeto de Piscicultura Sustentável e Irrigação Integrada

CARINHANHA — A Prefeitura Municipal de Carinhanha, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento, entregou à comunidade da Agrovila 16, na tarde da última quinta-feira (4), o Projeto de Piscicultura Sustentável com Reuso de Água para Irrigação de Mandioca.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Este projeto inovador e ousado promete trazer grandes benefícios ao município e à região. A cerimônia de entrega contou com a presença da Prefeita Francisca Alves, do vice-prefeito Ronaldo Cassiano, integrantes do governo, agricultores familiares da comunidade e adjacências, vereadores, representantes do Banco do Nordeste, IF Baiano de Guanambi, IF Baiano de Bom Jesus da Lapa e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico.

De acordo com a Secretária de Agricultura, Ivani Souza, a piscicultura se destaca como uma excelente alternativa para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Para maximizar os benefícios dessa atividade, foi essencial adotar práticas sustentáveis que preservem recursos naturais como água e energia.

“O projeto implementa um sistema de piscicultura que reutiliza a água para irrigação de mandioca e é alimentado por energia solar, promovendo um desenvolvimento econômico e sustentável”, explicou a secretária.

Outra novidade no projeto é a adoção de práticas sustentáveis, como o uso eficiente da água e a utilização de energia solar, que maximiza os benefícios da piscicultura, contribuindo para a geração de empregos, aumento da renda local, segurança alimentar e preservação dos recursos naturais. “Investir nesse tipo de projeto é uma forma de promover o desenvolvimento enquanto se garante a preservação do meio ambiente”, afirmou a Prefeita Chica do PT.

O fortalecimento dos sistemas produtivos da piscicultura e mandioca é planejado desde a implantação até a comercialização, com assistência técnica contínua e formação das famílias envolvidas. As parcerias com instituições de ensino e pesquisa são fundamentais para o sucesso do projeto.

Foram escavados 16 tanques (berçários, criação, engorda e reservatório), instalados 5 hectares de irrigação para o plantio de mandioca, inseridos 22.000 alevinos de tilápia nos berçários e adquiridas 6,5 toneladas de ração para o primeiro ciclo de produção.

Além disso, a casa de farinha foi reformada e está em pleno funcionamento, e todo o sistema é alimentado por energia solar mediante 101 placas solares.

Ainda de acordo com Ivani, o próximo passo será a implantação de uma agroindústria de beneficiamento de pescado, seguindo o sucesso do projeto de galinha caipira de postura, que gerou a primeira agroindústria do município. “Esses projetos são estruturados para gerar emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento econômico local”, complementou ela.

Leia mais:
Deixe seu comentário