Prefeitos determinam e Pontal FM não renova contrato com o radialista João Miguel
Segundo o radialista, é vergonhoso ver o estado que a Rádio Pontal chegou,sendo obrigada a se sujeitar aos caprichos dos gestores com esse tipo de comportamento que não era praxe do partido, mas, tomou proporções nos últimos meses.
Diz o regime democrático, que na atividade política, como em todas as etapas da vida, se faz necessário para qualquer gestor público que respeite o contraditório e entenda o papel da imprensa, fato que não temos observado nos municípios de Carinhanha, Iuiú, Malhada e Feira da Mata, onde os prefeitos Paulo Elísio Cotrim, Paulo da Yonara (PT), Gimmy Èverton Moraria Ramos, Dr.Gimmy (PT), Alex Ronan Viana Mota (Dr.Alex (PT) e Carlos Vagner Lopes Frota, Dr.Vaguinho (PT), estão tentando de todas as formas intimidarem a atuação dos profissionais.
O grupo de prefeitos do PT – Partido dos Trabalhadores, se reuniram no Gabinete do prefeito Paulo da Yonara, aonde exigiram que o diretor da Rádio Pontal FM, Herbert Souza Ribeiro, não renovasse o contrato com o radialista João Miguel, alegando que o radialista estava divulgando muita informação do partido que interferiria direto no processo eleitoral de outubro. Caso o diretor não acatasse a decisão deles tomada em conjunto, eles não renovariam o contra com a emissora.
Diante da situação proposta por eles(gestores), não houve alternativa a não ser se despi do compromisso com a informação e se sujeitou as ordens dos novos ditadores do oeste da Bahia. O que mais chama atenção é que os gestores estão usando o dinheiro público para calar a voz do povo, no espaço que deveria ser para divulgar as ações de interesse público.
Segundo o radialista, é vergonhoso ver o estado que a Rádio Pontal chegou,sendo obrigada a se sujeitar aos caprichos dos gestores com esse tipo de comportamento que não era praxe do partido, mas, tomou proporções nos últimos meses. A transparência e a participação cidadã são características essenciais do estado democrático de direito. Sem informação, o cidadão vê-se impedido de participar na vida política e de resguardar seus direitos.
O radialista deixou claro que se sentiu humilhado diante da decisão da emissora, já que ele foi convidado pelo diretor para se fazer presente na reunião. No entanto, os prefeitos primeiro se reuniram entre eles, em seguida, chamou pediu que o diretor entrasse. Depois de quase quatro horas de espera, sem ser quer ter o direito de defesa, Herbert informou que por decisão unânime não poderia renovar o contrato, já que foi uma exigência deles. Os motivos apresentados são todos políticos. Os prefeitos estão tentando a todo custo impedir a liberdade de imprensa e que em face das suas quedas ‘aceleradas’ de popularidade, a estratégia é calar a emissora que tem 20 anos de funcionamento, esquecendo que as outorgas não têm donos.
O radialista sempre agiu com imparcialidade, deixando à disposição dos prefeitos o espaço para o direito de resposta. Não posso aqui afirmar quais dos prefeitos foram mais incisivo, até por que não me deixaram participar da reunião.
O radialista citou que a Lei da Mordaça implantada pelos gestores, não lhe intimida. “Vou continuar fazendo meu trabalho, não vou me curvar diante desses homens que pensam que o poder se eterniza. Agradeço a Deus e aos ouvintes que estiveram comigo nesses três anos”, disse. Diante dos fatos uma perguntar: que mal a imprensa livre faz ao PT? Em que prejudica os seus anseios? Ao contrário: até Lula reconhece ser ele próprio produto da liberdade de imprensa. Por que a sanha autoritária, a volúpia da censura? A resposta é óbvia: o partido quer o poder absoluto. Isso não significa que pretenda, sei lá, pôr a oposição na clandestinidade. Ele só quer torná-la irrelevante, demonizando aqueles que não se submetem à sua vontade. Notem, ademais, que o “controle da mídia” voltou a ser pauta urgente e inegociável para os petistas depois da condenação dos mensaleiros. Eles não querem uma imprensa que possa, enfim, vigiar os seus corruptos, os seus peculatários, os seus quadrilheiros.
Redação www folhadovale.net