Policiais do 17º BPM de Guanambi salvam bebê de 13 dias engasgado
Desesperada, por volta das 18h40, o pai de 31 anos, chegou à Unidade Policial com o recém-nascido, engasgado, em seus braços.
GUANAMBI — Um bebê de apenas 13 dias de vida foi salvo por policiais do 17º BPM de Guanambi, no sudoeste da Bahia, após se engasgar na segunda-feira (13). Desesperado, por volta das 18h40, o pai de 31 anos, chegou à Unidade Policial com o recém-nascido, engasgado, em seus braços.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Um sargento, um cabo e subtenente, posicionaram o recém-nascido nos braços e realizaram a manobra de Heimlich, procedimento de primeiros socorros para casos de asfixia causada por obstrução das vias respiratórias.
Depois de alguns minutos, a criança voltar a respirar, sendo um verdeiro alivio não só para o pai, mas também para os policiais envolvidos na situação. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi solicitada, a fim de que uma avaliação mais específica fosse realizada.
Os pais informaram que não foi a primeira vez que a bebê engasgou, conforme consta na ocorrência policial.
O que é o engasgo?
Basicamente, o engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).
Se a comida ou o objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar.
Quanto tempo podemos fazer a manobra?
Faça até 3 tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Peça ajuda!