Moradores saqueiam carnes de gados mortos em acidente na BR-030, em Malhada

Populares relataram que o motorista seguia pela rodovia, quando teria feito uma frenagem para não bater na traseira de uma motocicleta.

MALHADA — ERRATA: em contato com a reportagem da Folha do Vale, o motorista do caminhão explicou que autorizou que os moradores abatessem o gado machucado. O Portal Folha do Vale foi induzido após diversas pessoas entrarem em contato com o veículo de comunicação, dizendo que o proprietário não teria autorizado.

Moradores de diversas comunidades do município de Malhada, na região sudoeste da Bahia, saquearam carnes de gados mortos em um acidente na tarde desta quarta-feira (29).

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O caminhão boiadeiro tombou na BR-030, no trecho entre o distrito do Julião e a sede. Populares relataram que o motorista Kenedy Vieira de Andrade seguia pela rodovia, por volta das 12h, quando teria feito uma frenagem brusca para não bater na traseira de uma motocicleta que seguia lentamente.

Na frenagem, a carreta teria puxado para um lado, fazendo com que o motorista descesse a ribanceira. Pelo menos 14 animais teriam morrido no local, conforme apurou a reportagem. A PM não divulgou ainda a ocorrência.

O motorista residente em Brasília–DF foi encaminhado para atendimento no Hospital Municipal São Geraldo (HMGS). Uma segunda pessoa, identificada como Domingo Ramos dos Santos, que parou para ver o que tinha acontecido, foi atingida por um dos animais desesperados.

Ele ainda teria brincado que pegaria o boi com as mãos, porém foi surpreendido pelo animal. Domingos ficou desacordado e foi socorrido por carro particular.

O caminhão estava carregado de gados que estavam sendo levados ao abate. No acidente, vários animais caíram um por cima do outro e acabaram morrendo ou ficando gravemente feridos. Alguns precisaram ser sacrificados no local.

Diante da situação, alguns moradores foram até o local do acidente e pegaram a carne dos animais mortos para aproveitarem para o consumo, o que, segundo recomendação da Vigilância Sanitária, é um risco para a saúde por fugir das normas do abate legal.

O órgão orienta que animais mortos em acidentes, como no caso de Malhada, podem ser vetores de doenças aos seres humanos e causar intoxicações alimentares.

Leia mais:
Deixe seu comentário