Moradores denunciam envenenamento de cães em Carinhanha
No vídeo encaminhado ao Portal Folha do Vale, aparece um cachorro se batendo antes de morrer, após comer alguma coisa jogada no quintal.
CARINHANHA — Moradores do bairro Alto da Colina, em Carinhanha, na região sudoeste da Bahia, denunciaram envenenamento de cachorros. Ao Portal Folha do Vale, os proprietários informaram que já são mais desde o início do mês até agora.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Conforme relatos de moradores, não se trata de envenenamento acidental. Eles acreditam que os envenenamentos são propositais e explicam que a situação está ficando perigosa.
No vídeo encaminhado ao FV, é possível ver o cachorro se batendo antes de morrer. “O mais grave é que temos diversas crianças aqui na rua, não sabemos o que estão jogando para os cães. Se uma criança comer?”, lembra uma moradora.
Enquanto isso, os moradores estão em alerta e muitos têm evitado deixar seus cães soltos, mesmo que seja no quintal. “Mataram minha cachorra no quintal, jogaram alguma coisa e ela comeu e faleceu”, comenta Jaqueline.
O envenenamento de animais é crime e está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), no artigo 32. A lei considera crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. O envenenamento, por causar dor, sofrimento, ferimentos, mutilações ou a morte do animal, se enquadra nessa definição.