Manifestantes fecham a BR-135 em Manga
Há a expectativa, ainda difusa, de que a pavimentação do trecho entre Manga e a cidade vizinha de São João das Missões possa ser desmembrado e ser anunciado ainda neste ano de 2015.
Quatro meses após a reeleição da presidente Dilma Rousseff, mais uma vez moradores do norte de Minas, resolveram bloquear a BR-135, no trecho Itacarambi/Manga, na da última sexta-feira, 13 de fevereiro. O protesto que aconteceu próximo a cidade de Manga, reduto do deputado Paulo Guedes (PT), e reuniu cerca de 60 pessoas.
Os manifestantes informaram que o protesto é uma forma de tentar sensibilizar as autoridades para o velho problema que se repete a todo ano, quando a BR-135 fica praticamente intransitável após o início do período chuvoso.
A pavimentação da BR-135 entre Itacarambi e a divisa com o Estado do da Bahia foi autorizada durante visita do então ministro Paulo Sérgio Passos em junho de 2010, mas só foram concluídos dois dos três subtrechos licitados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit). Um deles, o que separa o povoado de Monterrey e Montalvânia, com extensão de 18 quilômetros, foi suspenso após problemas com a empresa vencedora da licitação e só foi retomado em novembro do ano passado.
Já o trecho entre Manga e Itacarambi, que motivou o protesto desta sexta-feira, sequer chegou a ser licitado em razão dos problemas que surgiram durante o processo de licenciamento ambiental. No atual estágio, uma empresa de Goiânia realiza levantamentos no traçado entre Manga e o povoado de Rancharia para a conclusão do projeto-executivo que vai confirmar ou não a existência de possíveis impactos da rodovia nas cavernas do Parque Nacional do Peruaçu.
Há ainda suspeitas de que futuro asfalto possa passar pela área do que foi um antigo cemitério indígena da etnia xakriabás, que aldeia remanescente próximo à rodovia. Há a expectativa, ainda difusa, de que a pavimentação do trecho entre Manga e a cidade vizinha de São João das Missões possa ser desmembrado e ser anunciado ainda neste ano de 2015.
Redação www folhadovale.net com informações de Luis Claudio Guedes