Malhada contará com apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Será desenvolvido no município ações que melhoram as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador, por meio da prevenção, vigilância e acompanhamento do índice de acidentes do trabalho.
MALHADA – Na última quinta-feira (7), Rosângela Nogueira dos Santos Silva, coordenadora da Atenção Básica de Malhada, município localizado na região Sudoeste do Estado, recebeu na Câmara Municipal de Vereadores, Stella Boa Sorte, enfermeira chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), sediado em Caetité.
A visita da enfermeira foi para apresentar aos servidores do município o plano de trabalho do Cerest, órgão voltado para o atendimento especializado na Saúde do Trabalhador. Recentemente a Prefeitura de Malhada firmou parceria com o Centro para implantar no município uma rede de atendimento capaz de oferecer cuidado e acolhimento necessário aos profissionais que venham a ser vitima de acidente de trabalho. Além de oferecer esse suporte, a coordenação de atenção básica do município irá atua na prevenção de acidentes e na promoção da qualidade de vida do trabalhador.
No encontro, a enfermeira chefe do Cerest apresentou aos servidores da cidade os procedimentos necessários para o desenvolvimento de ações relacionadas a prestação de serviços e prevenção de riscos à saúde do trabalhador de Malhada, tanto para os que trabalham no setor público ou privado.
De acordo com Rosângela Nogueira dos Santos Silva , coordenadora da Atenção Básica de município, “a partir de agora Malhada conta com uma equipe técnica responsável por desenvolver uma série de ações que visa assegurar a qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes no trabalho. Teremos uma Enfermeira e uma equipe da Vigilância Epidemiológica e Sanitária atuando com o apoio do Cerest”, declarou.
A parceria com o órgão permitirá que a ocorrência de acidentes no trabalho possam ser minimizados no Município. “Caso algum trabalhador tenha sofrido algum dano que tenha sido decorrente das atividades desempenhadas no trabalho, a enfermeira técnica irá analisar a situação e tomar as devidas providências, em alguns casos o paciente poderá ser encaminhado ao Cerest, para que as medidas sejam tomadas”, relatou.
Para Silva, a presença da enfermeira nas unidades de saúde será muito importante, pois ela será capaz de acolher a demanda do trabalhador que for vitíma de acidente no trabalho. Além disso, irá desenvolver ações para prevenção de acidentes, desta forma o poder executivo municipal irá evitar que grandes acidentes ocorram. “O trabalhador deve ser instruído sobre os possíveis danos que o acidente venha a causar em sua saúde, frisou.
Silva ainda ressalta que, o técnico responsável deverá prestar assistência onde o trabalhador se acidentou e desenvolver ações para que o funcionário não venha a sofrer danos futuros.
Nos próximos dias os profissionais do município que irão atuar na prevenção de acidentes vão participar de uma oficina no município de Iuiú. “Nessa oficina nós iremos aprender lidar com a situação de um acidente de trabalho Mas já estamos na ativa, todo trabalhador que chegar para a gente falando que foi vítima de acidente de trabalho nós temos de notificar e sinalizar para o Ministério do Trabalho. A medida garante que o poder público entenda que o os profissionais de Malhada estão aptos a identificarem o problema”, concluiu.
Quais são os trabalhadores assistidos?
Trabalhadores encaminhado pelas Unidades de Saúde; profissional formal dos setores públicos e privados; trabalhador desempregado acometido com doença relacionada a rotina que era exercida no trabalho e trabalhadores autônomos.
Como é o atendimento?
A equipe de profissionais realizam o acolhimento e, caso seja constatado relação de vinculo com o trabalho, um médico especialista faz uma avaliação detalhada.