juveniliense morre no hospital de Malhada e secretária é acusada de negligência
Família diz que jovem morreu por negligência no atendimento da secretaria de Saúde de Juvenília, no Norte de Minas.
MALHADA/JUVENÍLIA – O jovem Igor Gonçalves Bonfim, de 22, morador do distrito de Porto Agrário, zona rural de Juvenília, no Norte de Minas, morreu na tarde de domingo (23) no Hospital São Geraldo, em Malhada, no Médio São Francisco.
Igor colidiu a motocicleta em que conduzia contra um cachorro na madrugada de domingo, conforme informação da família. Igor ainda teria sido atendido pela enfermeira da unidade local, mas como o veículo da UBS estava quebrado ele foi levado de lancha para o estado da Bahia.
Conforme informação da unidade hospitalar, Igor deu entrada na unidade traumatismo craniano glasgow 13, sendo incluído no sistema de regulação, no entanto, ele não resistiu e faleceu.
Em contato com a secretaria municipal de Saúde, Thayse Danielli Souza Souto, ela respondeu que não recebeu nenhuma ligação na madrugada de domingo, bem como esclareceu que em caso de acidente precisa acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), este com base na vizinha cidade de Montalvânia.
De acordo com Thayse Danielli, na manhã de domingo solicitaram uma ambulância e um técnico para ficar sobre aviso. Mais tarde, ela foi informada pela unidade hospitalar que o estado de saúde do paciente era grave.
“ Fui informada pela enfermeira que o paciente estava regulado no sistema e essa vaga poderia sair para Vitória da Conquista ou Salvador, mas o neurologista só atenderia depois do dia 26 de agosto. Malhada ainda sugeriu que seria melhor transferir para Minas Gerais, foi quando pedi para a unidade conversar com os familiares de Igor. Minha preocupação era mandar uma ambulância simples para fazer o traslado desse paciente, já que ele precisava de um suporte avançado”, disse Thayse Danielli.