Juiz cassa mandatos de vereadores por suspeita de uso de ‘candidatas laranjas’ em Macaúbas
Os quatro vereadores do DEM foram cassados acusados de forjar candidaturas de mulheres laranjas, no pleito de 2020.
MACAÚBAS – O Juiz Eleitoral da 065ª Zona Eleitoral de Macaúbas, no Sudoeste da Bahia, Flávio Monteiro Ferrari, cassou os mandatos de quatro vereadores. Os parlamentares cassados foram Ricardo Azevedo Longa, Rosenilto Defensor Santana, Marcelo Antônio Nogueira e Jurandi de Souza Amaral.
Na decisão proferida na tarde de terça-feira (4), o magistrado julgou procedente uma ação que acusava a chapa do DEM de usar candidaturas femininas fictícias, como forma de atender o exigido em lei.
Conforme a acusação de vereadores suplentes, a chapa usou candidaturas de três mulheres, uma delas esposa de um vereador agora cassado. Os suplentes afirmaram que essas mulheres não fizeram campanha.
Ainda conforme a acusação, as três estavam entre as sete inscritas nas eleições de 2020. O município tem 15 vereadores. A decisão do magistrado cabe recurso.
O que é candidatura laranja?
O candidato “laranja” é o candidato de fachada. Aquele que entra na eleição sem a intenção de concorrer de fato, com objetivos que podem ser irregulares, como desviar dinheiro do fundo eleitoral. Nessa hipótese, o candidato “laranja” empresta o nome para sair como candidato, mas na verdade faz parte de um esquema com outras pessoas.