‘Irmã Katia’ era um golpe: homem é preso após enganar vítimas com ameaças espirituais

Ele convencia os alvos de que parentes próximos poderiam morrer caso não fossem realizados depósitos em dinheiro.

Homem é preso em Cruz das Almas por se passar por vidente e aplicar golpes com motivação sexual e financeira

CURZ DAS ALMAS – Um homem de 49 anos foi detido nesta terça-feira (20), no município de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, suspeito de cometer crimes sexuais e aplicar golpes financeiros ao se apresentar falsamente como vidente nas redes sociais. A prisão foi efetuada por agentes da Delegacia Territorial (DT) da cidade, após investigação conduzida pela Polícia Civil da Bahia.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

De acordo com as autoridades, o investigado utilizava perfis falsos com nomes femininos — entre eles “Irmã Kátia”, “Geisa”, “Maria” e “Aritana” — para atrair vítimas, principalmente por meio de promessas espirituais. Conforme apontam as investigações, ele convencia os alvos de que parentes próximos poderiam morrer caso não fossem realizados depósitos em dinheiro, simulando maldições e revelações espirituais como estratégia de coação.

Em um dos casos registrados, uma vítima transferiu R$ 20 mil ao suspeito, temendo as supostas consequências espirituais. Em outra ocorrência, uma mulher foi induzida a manter relações sexuais com o investigado, acreditando que o ato seria necessário para se livrar de uma maldição. Posteriormente, ele ainda exigiu o pagamento de R$ 16 mil, alegando a necessidade de novos “rituais”.

O acusado permanece custodiado na unidade policial e responderá pelos crimes de violação sexual mediante fraude e estelionato. Segundo o delegado Adilson Freitas, titular da DT de Cruz das Almas, os delitos ocorreram entre setembro de 2024 e maio de 2025.

A Polícia Civil solicita que outras possíveis vítimas compareçam à delegacia local para registrar boletim de ocorrência ou entrem em contato, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia, pelo número 181.

Deixe seu comentário