Hospital Regional de Guanambi registra segunda captura de órgãos
A equipe coordenada pelo médico Eduardo Freitas Viana, captou rins, fígado e válvulas cardíacas para serem transplantados.

Uma equipe da Central Estadual de Transplantes especializada em retirada de órgãos de Salvador, esteve na quinta-feira, 7 de junho, no Hospital Regional de Guanambi(HRG),em Guanambi, no Sudoeste da Bahia, para retirar três órgãos de uma pessoa de 36 anos, vítima de AVC-Acidente Vascular Cerebral.
A equipe coordenada pelo médico Eduardo Freitas Viana, captou rins, fígado e válvulas cardíacas para serem transplantados. O médico cirurgião do Regional, Waldilson Sérgio Tunes Vieira, também participou da captação.
Essa foi à segunda captação nos últimos quatro anos. A primeira retirada aconteceu em 2014, com a vereadora do município de Malhada, Ana Pereira das Neves Leão (Ana Leão). Ela doou fígado, rins e pâncreas para pacientes de outras três cidades.
Para fazer esse transporte, o hospital contou com a ajuda de um avião. “Quando a gente está diante de uma situação dessas, a gente está diante de um momento triste, mas a gente tem a possibilidade de dar continuidade à vida na forma de doação”, explicou a diretora do Hospital Regional Graça Cotrim.
A Bahia registrou nos primeiros 180 dias de 2018, 41 doações de múltiplos órgãos, e 201 doações de córneas, possibilitando a realização de 27 transplantes de fígado, 55 de rim, 235 de córneas, 45 de medula e uma de coração.
Redação www folhadovale.net