Guanambi confirma primeiro caso de infecção pela variante Ômicron
O primeiro caso de infecção pela variante Ômicron em Guanambi foi confirmado nesta segunda-feira (10), a partir de um trabalho de sequenciamento genético feito pelo Laboratório Central (Lacen).
GUANAMBI – O Município de Guanambi, no Sudoeste da Bahia, registrou nesta segunda-feira (10), o primeiro caso da variante ômicron da Covid-19. A identificação foi dada a partir de um trabalho de sequenciamento genético feito pelo Laboratório Central (Lacen).
Além de Guanambi, foram confirmados sete casos em Salvador, um em Seabra, um em Camaçari, um em Madre de Deus e um em São Francisco do Conde. Os pacientes são sete homens e cinco mulheres, sendo o mais novo de 14 anos e o mais velho com 41 anos.
Dos sete casos registrados na capital baiana, apenas um era residente, sendo os demais tripulantes de navios. Os 12 casos representam 12,5% dos 96 sequenciamentos realizados em amostras coletadas no mês de dezembro.
Conforme o Lacen, além da identificação da Ômicron, foram detectadas 81 amostras da variante delta e as outras três não foi possível realizar a análise.
A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que embora a Ômicron ainda não seja a maioria dos casos, este é um cenário em que a atenção deve aumentar. ”Estamos vendo nos dados uma elevação do número de positivos Covid. Nós vínhamos com uma média de 2 mil casos ativos. Passamos agora a 4.467”, afirma. Ela ainda pontua que medidas restritivas poderão ser adotadas.
Tereza Paim também reforça para a necessidade de se completar o esquema vacinal contra a Covid e de se manter medidas de proteção como uso de máscaras e distanciamento físico.
Ômicron
A variante designada Ômicron pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi detectada e anunciada pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD) em 25/11 a partir de amostras retiradas de um laboratório cerca de dez dias antes.
A Ômicron é altamente transmissível e com grande número de mutações. Sintomas mais comuns: cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.
Covid-19 em Guanambi
A situação epidemiológica em Guanambi é preocupante. Nos últimos dias houve aumento dos casos de Covid-19 no município.
No domingo (9) foram confirmados em 24 horas 108 novos casos da doença. O número de casos positivos desde o início da pandemia chegou a 11.491 com 129 óbitos.
Além do aumento dos casos de Covid-19, outra preocupação em Guanambi é em relação a dois casos suspeitos “Flurona” e também a nova gripe causada pelo vírus influenza A H3N2, que já causou morte no município e na cidade de Urandi.